(No final do artigo, um vídeo especial gravado por Antoninho Casarini)


Antoninho Casarini, fundador do Conjunto ZARATRUSKA levou Lins para o Brasil inteiro através da musica.

Linense que nos dá orgulho! Assim se pode resumir a pessoa e carreira brilhante de Antônio Casarini, o eterno fundador do fenômeno musical Zaratruska.

É impossível encontrar um Linense com mais de 45 anos e não tenha conhecimento deste homem honrado e talentoso.

Início

Nascido em Penápolis-SP, mudou-se para Lins aos 04 anos de idade. Foi aqui que deu seus primeiros passos profissionais aos nove anos de idade, na Chevrolet onde começou a trilhar o caminho de mecânico de automóveis.

História

Na adolescência decidiu ir ajudar o irmão que morava em Promissão-SP, que possuía uma bicicletaria. Foram quatro meses morando e contribuindo com o negócio da família. Foi ali que Antônio Casarini teve seu primeiro contato com a música. Seu irmão saxofonista, ofereceu-lhe orientações iniciais. Foi arrebatador seu amor pela música.

Dentro de pouco tempo estava integrando a gloriosa “Banda Municipal de Lins Benedito Marinho”. A presença foi duradoura. Até pouco tempo Antônio Casarini participava das apresentações.

Conjunto Zaratruska

Ousado, ele queria mais: projetou e iniciou o “Conjunto Antoninho e seu conjunto de Lins”. Sucesso absoluto, o conjunto passou por uma reformulação inclusive do nome. Nascia ali o “Zaratruska de Antoninho de Lins” ou simplesmente Zaratruska.

Grande fenômeno musical, o conjunto começou a fazer apresentações em todo território nacional e dividir palco com renomados artistas, tais Roberto Carlos, Marrom Glacê, Elis Regina, Gilberto Gil, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani entre outros.

Foi também no consagrado Clube Linense que Antoninho tocava em eventos dançantes aos domingos, chamado de Domingueiras. Dezenas de casais testemunham terem se conhecido e contraído matrimônio a partir daí.

Mais lembranças

Ele coleciona dezenas de homenagens e reconhecimento de pessoas e autoridades municipais. Há uma diversidade gigantesca de pessoas que relatam terem sido beneficiadas de alga forma através do talento deste nosso grande artista.

Guerreiro, Antônio Casarini enfrentou em venceu um agressivo câncer no intestino. Atualmente enfrenta uma nova batalha: O câncer de Hodgkin. Está confiante em mais uma superação.

Aos noventa anos de idade, agravado também pelo atual quadro de saúde, sua fala se tornou difícil. Respira cuidados ininterruptos e isto ele recebe com carinho de sua amada esposa Bete Casarini, com quem vive o matrimônio há 40 anos.

Pai, marido, músico, mecânico, gente honrada e do bem. São poucas as nossas palavras diante de um cidadão Linense tão admirado, respeitado, e fonte de inspiração para todas as gerações tocadas.

Canal no YouTube com diversas apresentações do Conjunto Zaratruska: clique aqui!

Que tal você contar uma experiência que você teve com o conjunto Zaratruska?

Avalie este conteúdo

4 COMENTÁRIOS

  1. Bela homenagem ao Toninho e belos depoimentos de pessoas que trabalharam e ou conviveram com ele, mas faltou muita gente aí também. Agora, vocês poderiam fazer também para o Milton Pavezzi que foi outro que levou o nome de Lins para o Brasil também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui