Pioneirismo de boas práticas em Leopoldina

Hotel é a primeira empresa do setor de turismo em Leopoldina a obter a certificação do ministério do turismo brasileiro

Vitor Guilherme, com o selo do turismo responsável do ministério do turinos

O novo normal

Acima de tudo é necessário proteger as vidas”. Após ficar mais de um mês com suas atividades completamente suspensas devido ao impacto gerado pela pandemia do Covid-19, Vitor Guilherme Pereira Fernandes, diretor do Hotel Minas Tower, viu que deveria se reestruturar e enfrentar o desavio do “novo normal” para não ter consequências maiores no seu empreendimento “ À primeira vista, confesso que no começo foi bem assustador, mais não poderia ficar sem me mexer. Ainda mais por ter famílias que dependem da renda de nosso colaboradores; ”. Ainda assim; para isso deveria garantir a segurança para os hospedes, funcionários e de certa forma também a da cidade pois a grande maioria dos clientes do hotel vem de fora da cidade, sendo um potencial transmissor do vírus.

Prototalos de segurança sendo executado pelos colaboradores para garantir a segurança de todos

Necessidade de mudanças rápidas

Contudo na necessidade de validar seus protocolos de segurança com máxima agilidade e com o devido respaldo para gerar maior credibilidade, transparência e confiabilidade na relação com seus clientes. Logo depois que o Ministério do Turismo Brasileiro lançou o selo de boas práticas “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, o Minas Tower foi um dos primeiros hotéis a aderir a esse projeto, “Esse projeto só está aberto para estabelecimentos hoteleiros que integram Cadastur, que é o banco de dados do Ministério do Turismo, isso anteriormente já havíamos obtido o cadastro

Operações dentro das normas da OMS

“Hoje nós do hotel podemos nos orgulhar  de que os turistas e os leopoldinenses podem contar com uma empresa certificada pelo próprio Ministério Turismos no cumprimento dos mais exigentes protocolos sanitários vigentes no Brasil e em consonância com as boas práticas estabelecidas para a segurança em hospedagem da Organização Mundial da Saúde (OMS)”.

Nas palavras do Ministério do Turismo, “O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável.” 

Segurança para todos

Assim também um dos protocolos de maior destaque adotado pelo Hotel Minas Tower consiste no rodízio de apartamentos. Para executar esse protocolo a capacidade de hospedagem do Hotel teve de ser reduzida a 50% de suas unidades habitacionais. Desta forma os quartos alugados por uma noite não serão os mesmos alugados na noite seguinte. Isso possibilita que o quarto seja limpo, desinfetado, inspecionado e arejado em “descanso” pelo tempo mínimo de 24 horas após a saída de um hóspede. Uma outra medida que tem feito muito sucesso é o novo formato do café da manhã que passou a ser servido à la carte, mediante cardápio individualizado e personalizado, podendo ser servido no quarto sem custo adicional aos hóspedes, evitando aglomerações no salão de café e eliminando a exposição dos alimentos no sistema de buffet de auto serviço.

Toda equipe passou por treinamentos de procedimentos de segurança

Mais algumas medidas adotadas pela empresa que possibilitaram a obtenção do Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro:

  • A aferição da temperatura é feita a todos os frequentadores na entrada do estabelecimento (clientes, staff, fornecedores e prestadores de serviço);
  • Limpeza regular e frequente das superfícies e de objetos de uso comum ao longo do dia;Ampla circulação de ar com janelas e portas abertas além do constante arejamento dos apartamentos;
  • 30 estações de álcool a 70% (líquido e gel) em todos os pontos de acesso e circulação de pessoas;
  • Regras de distanciamento social no check in e check out, no salão do café da manhã e nos elevadores;
  • Rouparia extra acondicionadas em sacos plásticos devidamente lacrados;
  • Uso obrigatório de máscara de proteção em todo o estabelecimento;
  • Treinamento e capacitação da equipe sobre as medidas preventivas;
  • Suspensão dos serviços de manobristas e mensageiros;
  • Isolamento das áreas de lazer como piscina, espaço fitness, sauna, sala de TV e sala de leitura.

Fortalecer na dificuldade

Por fim “Diante de cenários desafiadores definitivamente não podemos deixar que o desconhecido nos imobilize. Pelo contrario devemos nesses momentos turbulentos, respirar e ver como seguir em frente” em conclusão completa Vitor Guilherme.

Clique aqui para saber quais os tipos de empreendimentos podem obter esse selo

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