Saiba como garantir o bem estar do seu animalzinho no calorão destes dias
Neste calorão que vem fazendo nestes dias, a Dra Letícya Fofáno, médica veterinária, dá 5 dicas para você garantir o bem estar do seu amiguinho, pois assim como você ele também pode sentir desconfortável com o calor
NÃO ESQUEÇA DE PASSAR FILTRO SOLAR NO SEU PET
Com a chegada do verão as pessoas querem viajar, brincar e curtir essa época tão alegre. Mas é preciso aproveitar com segurança. Você sabia que os animais também precisam usar filtro solar? Eles podem ter graves queimaduras devido a exposição solar, além disso também podem desenvolver de câncer de pele, assim como nós. Por isso é tão importante o uso de protetor solar não só em nós, como também nos pets. E poucas pessoas sabem sobre isso. Existe protetor solar específico para eles, e o de humanos está fora de cogitação, pois podem provocar sérios riscos à saúde dos animais quando ingeridas. Alguns pets precisam de cuidados redobrados, como os de pelo curto e pele clara, e principalmente os de pelo e pele claras. Sugiro que deem preferência ao protetor solar com fator mais alto, à prova de água, de rápida absorção e que não seja pegajoso. É importante que se faça a reaplicação para não perder o efeito.
CONSCIÊNCIA NA HORA DE PASSEAR
Todo mundo sabe que nesse sol os animais podem machucar as patinhas ao passear. Entretanto continuam os levando nos horários errados e os colocando em riscos. Os melhores horários para passeio no verão são de manhã cedinho, pois o sol estará fraquinho, e ao entardecer, após o sol se pôr. Aqueles que insistem em passear nos horários de maior incidência solar, poderá causar graves lesões nas patas por queimadura, além de causar feridas na pele pela exposição solar excessiva, e ainda podendo provocar câncer de pele. Outra coisa muito importante ao levar seu pet para passear é não esquecer de passar filtro solar, levar garrafinha de água para ele e também sacolinha para recolher as fezes.
ATENÇÃO À INGESTÃO DE ÁGUA
É de suma importância que se tenha atenção ao consumo de água dos animais. Pois em altas temperaturas e sem reposição hídrica adequada pode causar riscos à saúde. Por isso sugiro sempre oferecer água filtrada e geladinha, para que estimule a ingestão. Se seu pet é ruim de beber água, tente entender o que possa estar o desestimulando. Pense o seguinte, se nós não gostamos de beber água quente nesse calor, por que os animais iriam gostar? Esse pode ser um fator desencadeante para diminuição do consumo de água. Então tente sempre oferecer água fresquinha para seu animal.
PICOLÉ DE FRUTAS PARA MEU PET
Quando estamos com calor logo pensamos em tomar picolé para nos refrescar. E por que não darmos também para nossos pets? Isso seria incrível! O que temos que ter em mente é que isso é possível, mas precisamos ter alguns cuidados. O picolé tem que ser sem açúcar, ser feito à base de água, sem corantes ou qualquer produto que possa fazer mal, e conter frutas que são permitas para os animais. Você mesmo pode fazer em casa! Pode picar a fruta preferida dele e colocar em uma forminha de picolé, e em seguida acrescentar água. Depois é só esperar congelar e pronto! Minha sugestão é fazer o picolé com banana, morango, mamão, maçã ou melancia, ou salada de frutas. Além deles amarem esse picolé, também é uma forma de estar hidratando e refrescando seu pet.
ÁGUA DE CÔCO CONGELADA
Todo mundo sabe que água de coco é excelente para a hidratação. E o que poucos sabem é que podem ser oferecidas aos animais. Caso seu pet já tenha tido experiência com ela e não tenha gostado, uma outra forma de reintroduzi-la é oferendo ela congelada. Você pode colocar na forminha de gelo e deixar congelar, e depois oferecer para o animal lamber. Pode dar diretamente na boca dele, como também pode colocar no potinho de água filtrada dele. Além de estar hidratando, ele ficará feliz brincando com o cubinho de água de coco congelada no potinho.