Com atrações para todos os públicos, em diferentes locais e com diferentes finalidades, a comemoração do Dia da Consciência Negra em Jundiaí contará com uma programação diversificada e que promete agitar a cidade. O destaque entre as diversas opções lazer, entretenimento e formação ficará por conta das oficinas e rodas de conversa com coletivos e profissionais da área de saúde.

O Dia da Consciência Negra faz alusão ao fatídico dia 20 de novembro de 1695, em que o líder quilombola Zumbi dos Palmares foi capturado e assassinado. Atualmente, a data não é considerada um feriado nacional, no entanto, as Câmaras Municipais têm a possibilidade de decretá-la como sendo um feriado local, como é o caso aqui em Jundiaí desde o ano de 2008.

Centro

Por mais um ano, a Marcha da Consciência abrirá as festividades do 20 de novembro na cidade. A concentração, a partir das 9h30, será realizada em frente à Pinacoteca e à Câmara Municipal, no início da Rua Barão de Jundiaí. O tema da Marcha este ano é “Raça, cor, etnia”, e seguirá até a Catedral Nossa Senhora do Desterro.

Crianças com faixas alusivas à conscientização negra marcham pela rua Barão de Jundiaí em edição anterior da Marcha da Consciência.
Por mais um ano a “Marcha da Consciência” é o ponta pé inicial das festividades do 20 de novembro. (Foto: PMJ/Reprodução)

Complexo Fepasa

A programação segue no Complexo Fepasa, das 13h às 22h30, com muita música, palestras e espaços de conversa:

Intervenções e oficinas

E olha que bacana: ao longo de todo o dia o público poderá aproveitar as diversas opões gastronômicas da culinária afro e exposições temáticas.

As inscrições para as rodas de conversas e oficinas poderão ser feitas gratuitamente por este site aqui. 😉

Sesc

  • Sons D’oeste – Espetáculo com a Trupe Benkady
    Com dança e música tradicional, o trabalho traça, sob a ótica deste peculiar povo do oeste africano, um cenário das situações sociais que também são encontradas no Brasil, revelando as semelhanças entre nossa cultura e a rica cultura africana.
    Às 16h | Grátis.

Young Mbazo (África do Sul)

  • A raiz da música africana perpetuada através da interpretação de Young Mbazo, um dos maiores expoentes da música zulu, renovada com influências de hip hop e música contemporânea.
    Às 18h | Ingressos online custando de R$9,00 a R$30,00.

É de Itupeva? Confira a programação da cidade para o Mês da Consciência Negra!

Para aproveitar no final de semana

Quer “emendar” as festividades do 20 de novembro e curtir também no final de semana? Neste mês, como não poderia ser diferente, a temática da programação do Cultura nos Parques é toda voltada ao Mês da Consciência Negra. No Parque da Cidade, a programação gratuita segue das 9h30 às 17h:

Capoeiristas estão se apresentando diante do público em forma de roda em uma das praças do Parque da Cidade.
O Cultura nos Parques vem recheado de atrações alusivas ao mês da Consciência Negra. Não perca! (Foto: PMJ/Reprodução)

Curtiu as nossas dicas? Pois é, agora é combinar com a família e amigos o que fazer nesse feriado e aproveitar bastante todas as opções que a cidade oferece! E você tem mais alguma dica de evento que acha legal compartilhar? Conta pra gente nos comentários! Ah, e lembre-se que todos os eventos da cidade durante todo o ano estão mapeados na SolutudoAcesse nosso portal ou app e aproveite. 😉


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui