A peça teatral “Ainda“, dirigida por Marcos Caruso, traz uma reflexão sobre as drogas. O teatro focaliza os sentimentos de um jovem usuário de drogas que põe em cheque as qualidades de um pai mais do que seguro de si, e que se veem, juntos, obrigados a repensar seus valores.

O evento é parte integrante da “Semana municipal de reflexão sobre drogas” e serve como alerta para a necessidade de diálogo entre familiares e a importância da informação. Ele está sendo organizado pelo Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMAD) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Cartaz de divulgação do Teatro Ainda

No dia 26 de junho é celebrado o Dia Internacional da Luta Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas. Data que tem como objetivo conscientizar, principalmente os jovens, sobre o uso de drogas. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morrem anualmente por conta de drogas ilícitas, por isso, em vários locais do mundo são realizados encontros para discutir a resolução do problema do uso e tráfico de drogas, e em Jundiaí não poderia ser diferente, com o evento a ser realizado em 24 de junho no Teatro Polytheama.

Conscientização contra as Drogas

As drogas são problemas que integram praticamente todas as sociedades contemporâneas, causando grandes impactos sociais e econômicos. No Brasil, estas também financiam o crime e a violência, por isso, seu combate continua a ser um enorme desafio para o nosso país.

Grande parte dos usuários é jovem e começa a usar essas substâncias ainda na escola, em idade cada vez mais prematura. Isso acontece tanto nas grandes metrópoles quanto em regiões mais afastadas do território brasileiro, o consumo e o vício iniciam cada vez mais precocemente, sendo que na adolescência é o período que ocorre os primeiros usos de bebidas alcoólicas e outras drogas.

Pesquisas indicam que meninos têm apresentado maior chance de uso de drogas ilegais, enquanto que entre meninas têm sido mais frequente o uso de medicamentos controlados sem receita médica.

A conscientização é muito importante e deve ser feita não somente nas escolas, mas também na família do jovem, permitindo ao usuário considerar uma série de fatores e ter condições de fazer escolhas. Uma dica é sempre dialogar, conhecer as amizades, observar comportamentos, acompanhar o desenvolvimento escolar e esclarecer sobre os perigos da utilização de drogas.

É importante lembrar que todas as campanhas são importantes e a prevenção sempre é o melhor caminho! Que tal aproveitar o espetáculo para fazer essa reflexão?

Serviço:

Data: 24 de junho (segunda-feira)
Horário: às 18h30
Local:R. Barão de Jundiaí, 176 – Centro Teatro Polytheama
Entrada: Gratuita
Direção: Marcos Caruso
Gênero: Teatro
Duração: 70min
Classificação: 12 anos
Informações: (11) 4522-0333 / [email protected]

Fontes: Prefeitura de Jundiaí; Calendarr; Marinha.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui