Dilza é artesã, natural de Petrópolis e corre em seu sangue a paixão pelo artesanato.
Com mãe costureira, cresceu vendo a matriarca produzindo lindas peças. A sementinha da costura foi plantada e aos 8 anos já fazia bainhas e bordava.
Com o tempo ela cresceu, se casou, teve filhos e viveu em função das atividades da casa. Ao se aposentar, achou que não seria bom para ela ficar parada, sem nada para fazer, só vendo o tempo passar. Sendo assim, relembrou sua paixão de infância e voltou a costurar, bordar e se tornou artesã.
Viúva há 11 anos, ela já produziu e vendeu cabides personalizados para roupinhas de bebê, fez bonecas, chocolates, embalagens, cestas de café da manhã e kit festa com bolos e salgadinhos, que aprendeu com sua irmã mais velha – boleira de mão cheia.
E então começou a bordar ponto de cruz, crochê e se arriscou no macramê, sensação do momento.
A artesã enxerga o crochê e o macramê como suas paixões, não só um passatempo. É uma diversão e ela afirma não viver sem – a onde for, leva consigo pelo menos o básico para não parar a produção de suas peças.
Dilza também tem família no nordeste e no sul do país, e uma sobrinha que mora há 20 anos em Jundiaí que sempre visitava, passando uns dias por aqui e se apaixonando cada vez mais pela cidade. Quando decidiu se mudar, em 2020, a artesã não pensou duas vezes: “É para Jundiaí que eu vou!”
Para ela, a cidade tem sido muito hospitaleira, com pessoas queridas e que apreciam artesanato, possibilitando a abertura de vários caminhos e oportunidades para levar seu trabalho à frente. Às vésperas de completar 66 anos, Dilza decidiu estudar, empreender e divulgar seu trabalho. Tomou coragem e se jogou no Instagram e Facebook e se tornou parceira Solutudo.
Atualmente ela estuda marketing, fez curso de coleiras para pets e está aprendendo a utilizar uma plataforma para criação das suas próprias artes para redes sociais. Um verdadeiro incentivo e a motivação que muitos precisam para começar a acreditar em seus sonhos.
Porém, em dezembro do ano passado, enquanto fazia compras dos produtos para confecção, em São Paulo, Dilza foi assaltada 2 vezes em menos de 2 horas e os assaltantes limparam a sua conta bancária. Motivo para desanimar e se sentir desestimulada? Com ela não! Continuou divulgando seu trabalho e recebeu encomendas para produzir coleiras pet.
Exemplo de superação e força de vontade!
Confiram agora seu trabalho como Vovó Lua Arteira! Com ela vocês podem encomendar:
- tapetes em crochê;
- trilhos de mesa em crochê,
- ecopads em crochê,
- bolsas em crochê,
- suporte de plantas em macramê,
- coleira e colar de identificação para o seu pet,
- jogo americano,
- kit cozinha,
- passadeira em crochê,
- toalha de banho bordada e com borda em crochê,
- toalha de lavabo bordada e com borda em crochê,
- e muito mais!
Confira o bate papo super leve e descontraído com a artesã Dilza clicando aqui!
Dilza, artesã carioca que mora há 2 anos em Jundiaí Tapete em crochê Suporte para plantas em macramê EcoPad em macramê Artesã carioca apaixonada por Jundiaí Colar de identificação pet Colar de identificação pet
Gostou desse conteúdo? Deixe abaixo o seu comentário!
Ah, e caso conheça ou saiba de alguma outra história interessante ou local bacana em nossa cidade, nos envie!