Todos os aprendizados que vem da família e passam de gerações costumam ser muito especiais e importantes, com a história da Silvia, não foi diferente! Quer conhecer sobre a vida de uma costureira jauense que tem muita história para contar? Então fique até o final e se emocione com a gente. 💜

Quem é Silvia?

Silvia Helena Gomes Cruz, 40 anos, é nascida e criada em Jaú. Formada em Serviço Social, Silvia é uma profissional multidisciplinar, já fez mais de 30 cursos profissionalizantes e trabalhou em diversas áreas, incluindo o calçado, onde começou com apenas 14 anos. Com tantas aptidões, ela escolheu viver de algo que antes era um hobbie, mas acabou se tornando sua paixão e profissão. Quer saber qual foi essa profissão? Continue a leitura! 😍

Sou a única neta que herdou os talentos para costura. Mas cresci acreditando que jamais sobreviveria de costuras, não deslumbrava a possibilidade de um dia ter uma formação acadêmica, mas de alguma forma o meu lado criativo minha veia empreendedora sempre pulsava em mim.”

Isso mesmo! Silvia também é formada em corte e costura e tem uma marca autoral de roupas de moda africana e casual. Tudo é feito por ela, as peças são incrivelmente lindas e podem ser feitas sob medida, permitindo a criação de peças para todos os corpos. 👏

O dom que veio da família:

Sou de uma família de matriarcado feminino, sempre fui rodeada por mulheres fortes trabalhadores que sempre priorizavam a criação dos filhos e o bem estar da família, a única mulher que ficava em casa era a minha avó paterna, que cuidava de 13 netos. Ela estava sempre ocupada com as tarefas do dia a dia, mas quando sobrava um tempinho lá estava ela pedalando na sua máquina de costura. Era o único momento que eu sentia que ela estava completa, ela amava costurar e aos poucos foi me ensinando, me permitindo sentar em sua máquina, essa é minha memória de infância.”

Família de Silvia reunida. Imagem: arquivo pessoal.

Silvia fez dos desafios, a realização de um sonho!

A marca Benza Deus começou em 2020, unindo a vontade de Silvia de fazer algo que amava, com a necessidade financeira de se reinventar dentro do cenário da pandemia, que a afetou, mas não a desmotivou. O propósito da marca é forte e genuíno: promover um resgate ancestral da cultura negra através de seus tecidos.

Sou ativista dentro de vários movimentos sociais gosto, respeito e me identifico muito com debates políticos, movimento negro, ancestralidades e direitos humanos. A Benza Deus entra em sena como esse portal nos leva a olhar e nos apropriar daquilo que sempre foi nosso, somos um pais de culturas diferentemente rica, mas que insistimos em ficar a margens da moda europeia.”

Vocês estão preparados para ver muita beleza em uma foto só?! Confiram a seguir algumas coleções da Benza Deus e admirem o trabalho impecável de Silvia:

Imagens: divulgação – Arquivo pessoal.
Imagens: divulgação – Arquivo pessoal.

“Eu compro o tecido, analiso o corpo da cliente, tiro a medida, faço a modelagem, corto o tecido, costuro e finalizo a peça. Me sinto realizada quando entrego a peça nas mãos da cliente. E mais feliz ainda quando recebo um feedback positivo ou mesmo uma indicação. Quando pego uma sobra de tecido e crio um mosaico e em seguida vira uma carteira ou crooped, ou seja, uma peça única exclusiva e sustentável faz com que eu me sinta realizada e no caminho certo.

Imagens: divulgação – Arquivo pessoal.

Uma mensagem inspiradora:

Pedimos para Silvia nos deixar uma mensagem de inspiração para finalizar a matéria e ela nos deixou uma linda mensagem que vamos compartilhar aqui. Foi emocionante! 💜

Eu tenho como meta gerar renda para mim e para meu entorno. Sou questionada frequentemente sobre a competição de preços que há hoje no mercado e respondo com muita segurança que, a minha meta é gerar renda, mostrar uma nova roupagem provar que é possível sim agregar valos aos trabalhos manuais. Tenho como objetivo capacitar mulheres no ramo da costura e fazer com que ela ganhe um valor digno por seus trabalhos e talentos. Não tenho ambição de crescer só, sei que tem espaços para muita gente boa, cheias de talentos, mas que ainda nem se deram conta disso. Por isso que se faz extremamente necessário consumir os produtos locais, prestigiar eventos pensados nessa demanda. Isso além de ser sustentável é mostra empatia para o seu entorno.

Quer ficar por dentro de todos os lançamentos da Benza Deus e acompanhar o trabalho da Silvia? Então não deixe de acompanhar as redes sociais clicando aqui: Instagram e Facebook.

______________________________________________________________________________________________

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Jaú e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

4.4/5 - (8 votes)

1 COMENTÁRIO

  1. Caraca quase não achei o local pra fazer o comentário 😡

    Ainda bem que achei.

    Ia ser foda passar por esse super artigo sem acenar e dizer que eu conheço essa pessoa pessoalmente.

    É minha amiga pessoal gente ❤️✅

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui