Home Jaú Jauense de 24 anos, cria composteira que transforma lixo em adubo

Jauense de 24 anos, cria composteira que transforma lixo em adubo

0
Jauense de 24 anos, cria composteira que transforma lixo em adubo

Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.

Já parou para pensar no impacto que a produção de lixo causa no meio ambiente?
Em nosso dia a dia, acabamos não percebendo que estamos produzindo lixo em excesso, o que pode ser altamente prejudicial para a natureza de uma forma geral. Cerca de 50% dos resíduos que geramos é orgânico, e quando não há o descarte correto, eles são encaminhados para aterros e lixões que causam diversos problemas ambientais.

A notícia boa é que agora, Jaú tem uma empresa especializada em compostagem! Aproveite essa leitura e saiba como fazer a diferença promovendo sustentabilidade de um jeito fácil, rápido e acessível.

Primeiramente, vamos para uma breve explicação sobre o que é compostagem:

Interessante, não é mesmo?! Essa é a função da Húmus Compostagem. Uma empresa que oferece serviços de compostagem, transformando resíduos orgânicos em adubo orgânico.

A Húmus foi idealizada pelo jauense André Cazeiro, 24. O jovem empreendedor conta que desde que entrou no curso de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, na Fatec Jahu, tenta tornar sua vida mais sustentável, e o primeiro passo foi comprar uma composteira caseira, com minhocas. Em pouco tempo, André passou a orientar outras pessoas a realizar a prática e então, surgiu a Húmus!

“Percebendo a dificuldade das pessoas em realizar a compostagem corretamente e o impacto positivo que ela pode trazer para o planeta, decidi começar, inspirado também em empresas do segmento já existentes no país, como Ciclo Orgânico (Rio de Janeiro) e Ciclo limpo (Botucatu). “
Explica André.


Quando você adquire um dos planos da Húmus (que podem ser residenciais ou comerciais), você recebe esses baldinhos da imagem abaixo, que são coletados semanal ou quinzenalmente, além de todas as orientações para cuidar corretamente do material.

Nunca foi tão fácil cuidar do seu lixo e do meio ambiente!

Não podemos deixar de dizer que, mesmo sendo algo extremamente necessário, essa área ainda passa por muitos desafios. Confira o relato de André sobre as dificuldades ainda encontradas:

Vale lembrar que André também é idealizador do grupo “Jahu Mais Limpa” que visa coletar lixo de espaços públicos da cidade. Em nossa conversa, ele ressalta a situação de Jaú em relação a reciclagem:

“Jaú recicla muito pouco dos materiais que poderiam ser reciclados, a maior parte dos resíduos gerados em nossa cidade, vai para um aterro em Catanduva, onde esses resíduos são enterrados e permanecerão durante centenas de anos se decompondo e poluindo o solo, a água e o ar. Sendo que 50% desses resíduos poderiam ser compostados, e uma grande parte deles reciclados, gerando emprego e renda para a cidade, além de ser muito mais sustentável.”

Com isso, podemos concluir que não há dúvidas sobre a importância dessa prática sustentável na nossa cidade!


Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here