A FIciencias, ou Feira de Inovação das Ciências e Engenharias, é referência na promoção da cultura científica e as inscrições para a oitava edição já estão abertas. O evento é promovido pelo PTI em parceria com diversas universidades.

Podem participar alunos matriculados a partir do 8° ano do ensino fundamental ou médio. Da mesma forma que matriculados em ensino técnico ou em cursos de educação de jovens e adultos em níveis equivalentes. A FIciencias abrange alunos do Paraná e de Santa Catarina e, também, alunos paraguaios e argentinos.

As inscrições ficam abertas até o dia 31 de julho e serão feitas apenas através do site www.ficiencias.org. Os estudantes podem participar individualmente ou em grupos de, no máximo, três alunos por projeto. Todos os trabalhos devem ter um orientador maior de idade. Independente se for professor, alunos de curso superior ou já graduados, desde que possa auxiliar na condução das pesquisas.

Até o dia do evento, em novembro, serão selecionados 150 trabalhos nas áreas das Ciências Humanas, Exatas, Biológicas, Agrárias, Sociais Aplicadas, Saúde ou Engenharias. Os autores dos melhores trabalhos receberão prêmios em dinheiro, troféus, medalhas e passaportes para outras feiras semelhantes. 

FIciencias Kids

Da mesma forma que a edição passada, terá a versão Kids do FIciencias. Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Neste segmento, os trabalhos devem apresentar uma problematização e uma prática diferenciada, com temáticas ativas que priorizem o desenvolvimento e a autonomia dos estudantes. 

Projetos como esse são de extrema importância para todos. Promove liberdade criativa aos mais jovens e é, acima de tudo, gerador interesse para a comunidade científica. Isso sem considerar que é uma ferramenta de cidadania, pois é possível encontrar maneiras para solucionar problemas do cotidiano. Um exemplo disso são os vencedores da sétima edição, que elaboraram um sistema para detectar vazamentos em tubulações de água.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui