Em comemoração ao dia do artista, 24 de agosto, e ao dia do feirante, 25 de agosto, vamos compartilhar com você a história do artista e feirante Jesse Castro Ramos, um apaixonado por arte desde criança! Esse amor o levou a se formar em Artes pela UFPR Litoral e hoje ele atua como artesão na Feira da Vila A em Foz.

A arte e a feira são conectadas há anos, pois como diz Jesse, “a obra do artista precisa ser exposta e compartilhada para romper barreiras. O músico não faz uma canção para ninguém escutar, assim como o pintor não faz uma obra para ninguém ver, a feira cultural é o espaço para expor as artes dos artistas locais”. 

A arte está presente na vida do Jesse desde menino. O seu pai dedicava o tempo a tudo que era artístico, exercia várias profissões: professor, poeta, marceneiro, feirante e malabarista de circo. Tudo isso foi passado ao filho que até hoje, exerce a profissão de artesão.

Há cinco anos, o artesão veio morar em Foz com a sua esposa, para cuidar dos sogros. Se apaixonou pela cidade e decidiu construir um lar que representasse os dois, e claro que como tudo em sua vida vem da arte, a sua casa não seria diferente, o aconchegante chalé do casal é todo feito de portas. Inclusive, o sonho do casal é que um dia a casa seja ponto turístico da cidade!

Jesse consegue olhar para a madeira e ali enxergar a arte que será produzida, e o que parece que demora meses a ser feito, o artista produz em uma semana. Esse é o dom de Jesse! Com simples materiais, consegue olhar pedaços de pau que muitas vezes foram descartados e transformá-los em lindas decorações.

Ao perguntarmos de onde vêm as suas brilhantes ideias, Jesse responde:

“Acredito que todo ser humano é um ser criador. Pois somos originados de um Deus criador e criativo, a criatividade é inerente ao ser humano, e cada um usa a sua criatividade conforme a habilidade que foi desenvolvida. A minha inspiração ela está muito ligada à própria sugestão que o material me traz, exemplo o pedaço da Madeira Angico que conforme o nome sugestivo e o formato da madeira, fiz um anjinho.”

Jesse Castro é feirante desde criança, quando trabalhava com o seu pai. Desde então, ama a cooperação e amizade que a feira proporciona. Aqui em Foz, se dedicou muito ao trabalho durante o tempo que tinha disponível durante a pandemia e produziu muito material, então foi convidado a participar da Feira Livre das Nações na Vila A.

“A feira é um espaço lindo, eu amo o clima que ela oferece a todos os feirantes, todos são muito cooperativos entre si e temos uma convivência muito boa. Tenho amor pela feira desde menino pois meu pai também era feirante, é um lugar onde somos livres para expormos a nossa arte para todos! Adoro quando as pessoas se encantam pelo meu trabalho e eu presenteio elas com a minha arte, é mágico.”

Jesse Castro têm muitos projetos para ensinar a todos que possuem interesse pela profissão de artesão por acreditar que a arte transforma e rompe barreiras, deseja que todos se tornem apreciadores e praticantes desse fenômeno.

“A vida tem sentido por causa da arte. Para mim, a arte e a espiritualidade são complementares. Por ser uma pessoa de fé, acredito que a arte é um dom do ser humano para que a vida tenha uma dose de apreciação. Sem arte não tem graça! A arte nos mostra que as coisas são além do material, você vê uma criança que admira com uma obra, um idoso que se conecta com uma música, tudo isso é o sentimento da arte. E poder ensinar é encantador, pois quando ensinando, estamos aprendendo. O meu sonho é passar o meu conhecimento a muitas pessoas”

Você que se interessou pela história e quer conhecer mais a arte da arte do Jesse Castro Ramos, ele está todos os domingos na Feira da Vila A das 8h às 13h.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! Para ficar por dentro das notícias boas de Foz, acompanhe a gente nas redes sociais. Instagram: @solutudofozdoiguacu e Facebook: Solutudo Foz do Iguaçu. E se você conhece alguma história bacana de Foz e quer que ela seja contada aqui, entre em contato com a gente no email: [email protected]

4.9/5 - (7 votes)

4 COMENTÁRIOS

  1. Um artista nato.Está no sangue. É o seu grande dom recebido do Criador. Prossiga e encante com seus entalhes. Nosso abraço.

  2. Parabéns a esse artista maravilhoso, sua sensibilidade é mostrada em cada detalhe de sua obra. Tive oportunidade de conhecê_lo pessoalmente e a suas obras também em uma exposição aqui em Porto Alegre. Sua trajetória de vida é linda, sempre acompanhada de muita arte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui