Hoje, dia 14 de Junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi escolhida por conta do nascimento do médico austríaco Karl Landsteiner, ganhador do Premio Nobel e Fisiologia ou Medicina em 1930 pelo descobrimento do sistema AOB de tipagem sanguínea. E nós da Solutudo preparamos algumas curiosidades para vocês sobre a conscientização desta causa. Fique atento nas nossas curiosidades. Você vai acabar descobrindo que doar sangue é muito mais simples e importante do que imaginava.

  1. O sangue doado não é usado apenas para cirurgias


2. Adolescentes de 16 e 17 anos podem doar sangue ( com autorização do responsável)

3. Pessoas abaixo de 50kg não podem doar sangue

4. O volume total de sangue a ser doado não pode exceder 8 ml/kg de peso para as mulheres e 9 ml/kg de peso para os homens.

5. Períodos menstruais não impedem a doação de sangue.

6. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 72 horas após a doação

7. No dia de doar, o voluntário deve estar bem alimentado (evitando alimentos gordurosos), ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior à doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Também deve evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação.

8. Doar sangue não engrossa ou afina o sangue, isso é apenas um mito.

9. O peso corporal mínimo determinado para a doação de sangue é de 50 kg, isso porque o volume total de sangue que corre no corpo humano é principalmente baseado no peso do indivíduo. Então, como a doação gira entre 10 e 15% do sangue total que a gente tem no corpo, quando a pessoa tem menos de 50kg aquele volume padrão da doação pode significar mais do que 15% – trazendo o risco de ela não se sentir muito bem, ou ter algum mal-estar durante ou após a doação de sangue. Então, é por segurança que existe a determinação que somente aqueles indivíduos com mais 50 kg de massa corporal façam a doação de sangue.

10. Se, após deixar o banco de sangue, você sentir mal-estar, tontura, fraqueza e sensação de que vai desmaiar, sente-se em qualquer local e coloque a cabeça entre os joelhos ou então, deite imediatamente no chão com as pernas elevadas. Estas medidas evitam quedas da própria altura e aumentam a circulação de sangue na cabeça, aliviando rapidamente os sintomas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui