Já imaginou você caminhando por uma videira, colhendo cachos de uva diretamente do pé, no melhor estilo italiano: chapéu de palha, cestinha de bambu e tesourinha? Se a resposta for sim, essa é uma grande oportunidade para tirar a ação do plano das ideias.

Essa deliciosa experiência agora é possível aqui em Botucatu, no Pesqueiro Recanto das Cerejeiras. O ponto de partida é realizado através de um trator e todo o trajeto é assistido por monitores.

A coleta acontece aos sábados e domingos das 11h às 15h, com agendamento pelo Whatsapp (014) 99603-8027.

O valor é de R$30 por adulto, R$15 para criança de 6 a 10 anos e criança com menos de 5 anos não paga. Em cada preço, estão inclusos o passeio e o consumo de uvas a vontade durante a colheita.

Caso você queira levar para casa, é cobrado a parte.

O passeio tem a duração de 40 minutos a 1 hora.
Foto: Alexandre Vicentim

A ativista socioambiental Patricia Shimabuku do comPATYbilidades teve uma experiência com a colheita de uvas e nos deu algumas dicas:
• Use roupas confortáveis, adequadas para passeios na natureza.
• Coloque sapatos fechados.
• Passe protetor solar.
• Pessoas sensíveis façam o uso de repelente.

O agendamento precisa ser realizado com antecedência.
Foto: Alexandre Vicentim

Gerações de Cultivo

A família Nagata, proprietária do Pesqueiro, chegou em Botucatu há 55 anos, e contava inicialmente com uma plantação de apenas tomate e mandioca. Após certo tempo, o avô investiu em uvas, e alcançou 7 alqueires de plantação. A visibilidade foi tanta, que ele chegou a ganhar um prêmio em 1995, por cultivar a melhor uva do Brasil, sendo considerado um dos maiores produtores brasileiros.

Hoje, a família cultiva somente uma variedade de uva, que é usada nos
EUA para cruzamento. Apesar disto, a frutinha adaptou-se muito bem na “terra dos bons ares.” Segundo o Ditchan (avô) essa é a uva mais doce do mundo.

Além da colheita de uvas, o Recanto das Cerejeiras tem outras atrações, como: restaurante, pesqueiro e parquinho.

Localização – Rodovia Gastão Dal Farra, Km 6, na Estrada Vicinal Sho Yoshioca (siga as placas indicativas).

Além das uvas, a família produz suco de uva artesanal, umeshu (licor), umeboshi (conserva salgada), shitake, caqui e mudas de algumas variedades de orquídeas.
Foto: Alexandre Vicentim.

Consumo livre das frutas durante a colheita, pois são livres de agrotóxicos.
Foto: Alexandre Vicentim.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Botucatu e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui