Geneci dos Santos, de 44 anos, nasceu São Durvalina e foi criada em Presidente Prudente. Se formou em Geografia pela Universidade Júlio Mesquita Filho (Unesp), campus de Presidente Prudente.

A professora, que é uma mulher de olhar cativante, sorriso fácil e história forte, quando criança já se interessava por livros e gostava de “brincar” de dar aula. Mas essa brincadeira, acabou se transformando no grande sonho de Geneci.

“Meus colegas de classe, iam para casa para estudarem junto comigo. Eu tinha uma lousa na parede e ia explicando matemática, língua portuguesa, explicando artes, geografia. E eu gostava muito de fazer este tipo de coisa. Isso também me fez querer começar a dar aulas.”

Além disso, sempre foi uma aluna muito estudiosa e admirada pela profissão de seus professores. Ela diz, que sua maior inspiração e motivação, sempre veio de cada um deles.

Foto: Karol Cristina

“Eu quis ser professora exatamente pela experiência que tive com meus professores, eu era fascinada pelos meus professores”

Apesar do grande sonho e amor pela educação, Geneci passou por muitos percalços durante sua trajetória. Desde sua infância, o caminho percorrido por ela não tem sido fácil. Começou a trabalhar aos 8 anos de idade vendendo verduras de porta em porta e mesmo trabalhando para ajudar em casa, lutou contra a fome e necessidade. Além disso, também trabalhou como telefonista durante o ensino médio para ajudar com as despesas.

Mesmo com a falta de motivação familiar para que ela cursasse uma universidade e fosse atrás de seu grande sonho, decidiu prestar o vestibular e passou de primeira.

Foto: Karol Cristina

“Quando entrei na Universidade, fui questionada sobre meu sonho, me perguntaram se eu estava no lugar certo e o que eu estava fazendo lá. Diziam que a Universidade não era para uma mulher negra como eu. Eu disse que queria adquirir conhecimento, tenho curiosidade pelo mundo, eu disse pra mim mesma: eu vou fazer!”

Durante os 4 anos de universidade, Geneci trabalhou como operadora de caixa em um hipermercado, para conseguir se manter. E mesmo com a correria do dia a dia, isso não a parou.

Aos 23 anos, Geneci iniciou sua carreira como professora na Escola Estudual Ernani Rodrigues, onde leciona até hoje. Inclusive, marcou gerações de várias famílias, onde já deu aula para alguns pais de alunos e até para os avós dos mesmos.

Uma trajetória tão linda e marcante, indica perseverança e luta. Vindas de alguém que é definitivamente apaixonada pela educação.

Atualmente, Geneci é uma das professoras mais antigas da escola e também da cidade de Assis e por onde passa é reconhecida e gratificada por cada aluno que já passou por sua sala de aula e aprendeu com seus ensinamentos.  Aos 21 anos de profissão, dá um conselho para aqueles que tem um grande sonho:

Arquivo: Pesquisa na Internet

Insista. Não tenha medo se não deu certo da primeira vez. A persistência é uma qualidade a se desenvolver. Mesmo diante dos problemas temos que buscar conhecimento. Só assim alcançaremos nossos sonhos, conquistaremos autoestima e felicidade.”

Em todos os momentos de dificuldade, até mesmo já como professora, nunca desistiu da educação. E finaliza com uma bela frase, que também enche nossos corações de esperança e alegria:

“A educação é aquilo que propicia a melhora na qualidade de vida das pessoas, ser professor é uma profissão de pessoas sonhadoras, por isso nunca deixei de sonhar!”

Que história mais enriquecedora e forte, não é mesmo?

Mas e você? Já foi aluno da Geneci? Conhecia a história dela? Conta aqui pra gente nos comentários!

Aproveite e siga a Solutudo nas redes sociais:

CLIQUE AQUI PARA O FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA O INSTAGRAM!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da cidade de Assis e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected].br ou pelo WhatsApp!

4.7/5 - (4 votes)

3 COMENTÁRIOS

  1. Essa mulher é maravilhosa! Uma professora que jamais vou esquecer e que meus filhos ouvem falar sempre, porque faço questão de contar pra eles o quanto ela era uma professora que me inspirava e fazia seu trabalho com excelência, amor e alma.
    A Geneci com certeza contribuiu para a formação de muitas pessoas e não somente no âmbito acadêmico, mas na formação de caráter, de valores, na quebra de tabus e preconceitos e em tantas outras coisas valiosíssimas para os alunos. Eu guardo cada palavra e conselho que ela me deu quando estudei no Ernani e tenho uma eterna gratidão por ter tido a oportunidade de ser aluna dela, guardei por muitos anos um bilhetinho de incentivo que ela me escreveu nessa época e eu sempre procurava ela para ler meus textos.
    Quem teve a sorte de conhecer a Geneci, sabe bem do que estou falando.
    Eu amava as aulas dela, as conversas, os colares de sementes que ela usava e a forma como ela representava a força que ela tinha.
    Parabéns querida professora Geneci e obrigada por existir e ter feito parte da minha vida, tenho um carinho enorme por você! ❤

  2. GENECIII MARAVILHOSA, essa professora me inspira muito justamente por sempre me apoiar nos meus sonhos e objetivos, eu só estou aqui agora por causa do apoio e incentivo dela, do meu tutor Edi e minha familia ❤️💕 muito obrigada por tudo Geneci

  3. Geneci é acima de tudo um grande Ser Humano. Grande admiração por ela. Excelente educadora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui