Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa referência no segmento automotivo e que apoia as boas notícias em Botucatu.

O Saci tem um lugar especial no imaginário dos botucatuenses. Além de Botucatu ser a sede da ANCS (Associação Nacional dos Criadores de Saci), também é possível encontrar a figura do Saci espalhada por toda a nossa cidade. E entre a população é comum algumas pessoas mais velhas afirmarem já terem visto as travessuras do personagem.

O responsável por propagar o mito em Botucatu, é o engenheiro José Oswaldo Guimarães, que assumiu ter importado dois casais de Saci para criá-los nas matas da cidade. Interessado no tema, há mais de 30 anos ele tomou conhecimento de um senhor em Minas Gerais, que criava a espécie, e decidiu trazer alguns para Botucatu.

“Um dia um caboclo aqui da cidade, falou pra mim que os sacis estavam diminuindo por conta do desmatamento, então eu fui atrás de não deixar a espécie entrar em extinção.”

Chegando em Botucatu, os criadores soltaram os Sacis nas áreas rurais, ajudando a linhagem a se fortalecer. Brincadeiras a parte, José Oswaldo preserva a cultura dos Sacis na nossa região, cuidando do imaginário das pessoas, local onde esses seres realmente ganham vida. O Engenheiro explica, que o simples fato de falar sobre as lendas do Saci, garante a sua existência entre as gerações.

Presidente da ANCS (Associação Nacional dos Criadores de Saci), José Oswaldo relata ter visto inúmeras vezes o Saci

Diz a lenda…

Conhecido por assoviar pelas matas, o Saci é famoso por realizar brincadeiras e peraltices por onde passa. O que muitas pessoas não sabem, é que o personagem é um protetor das florestas e amigo da natureza. Seguindo a descrição, ele possui uma perna só, usa um gorro vermelho e tem o hábito de fumar pelo cachimbo.

Saci Nacional

A lenda do Saci de Botucatu repercute nacionalmente, e José Oswaldo já representou a nossa cidade no Programa do Jô, em uma entrevista, explicando um pouco da lenda, confira:

Com toda essa história sobre o nosso folclore local, a lenda ainda mexe com o imaginário da população e também dos turistas que visitam Botucatu. A pergunta que fica é: tudo não passa de apenas uma lenda, ou o Saci realmente existe? O que você acha?

Nos muros da cidade é possível encontrar referências das lendas locais
Foto: Reprodução

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br


Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa referência no segmento automotivo e que apoia as boas notícias em Botucatu.

1 COMENTÁRIO

  1. É muito interessante a forma como abordam a lenda do saci. Estão de parabéns por cultivarem o nosso folclore e não deixar a nossa cultura morrer. 👏👏👏

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui