Para combater os alagamentos que ocorrem em diversos pontos da cidade em dias de chuva forte, a Prefeitura de Botucatu recorreu à construção de grandes reservatórios, popularmente chamados de “piscinões”. O maior plano de macrodrenagem urbana da história do município foi concebido na gestão do prefeito João Cury e começa a ganhar forma no governo Mário Pardini.

O primeiro deles é o reservatório Cascata, que está em fase avançada de construção em uma área de 37 mil m2 nas proximidades do condomínio Spazio Verde, defronte a Rodovia Marechal Rondon. Com capacidade para armazenar até 193 mil m3 de água, a estrutura permitirá a formação de um lago permanente com aproximadamente 0,80 m de profundidade, volume de 16.000 m3 e espelho d´água com uma área de 21.600 m2.

A área de drenagem com aproximadamente 5,32 km2 foi projetada para atender o volume necessário de amortecimento de cheias pelo prazo de até 100 anos e assegurar a segurança da barragem para o período de retorno de mil anos.

Dificuldades

Outros dois reservatórios já foram licitados, inclusive com definição da empresa responsável pelas obras. A vencedora foi a Contersolo Construtora, que assinou contrato no valor de R$ 2, 9 milhões para construir os piscinões dos córregos do Tenente e Antártica.

Mas a execução dessas obras dependerá de um esforço político por parte da prefeitura para saírem do papel. Em entrevista à Rádio Web Vitrine, nesta sexta-feira (16), Pardini foi questionado pela Solutudo sobre a situação.

“Eu e o vice-prefeito, André Peres, fomos à Brasília e salvamos esses projetos que estavam em vias de serem perdidos. Avançamos com os processos licitatórios e conseguimos o mais difícil, que eram as licenças autorizando as obras. Mas por conta do contingenciamento de recursos do Governo Federal teremos que voltar a falar com o Ministério do Desenvolvimento Regional para convencê-los da importância desses investimentos para a população de Botucatu”, revelou.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui