O resultado alcançado no mutirão de limpeza do último sábado (21), realizado no entorno da cachoeira do Afonso, região do Jd. Ouro Verde, reforça a importância do trabalho voluntário voltado à preservação do meio ambiente em Botucatu.

Essa foi a quarta ação do movimento Cuesta Limpa em 2019 e envolveu voluntários, integrantes do Grupo de Escoteiros Padre Anchieta (GEPA), Aventureiros do Túnel, Associação dos Trilheiros de Botucatu e Guias da Cuesta.

Voluntários percorreram as imediações da cachoeira do Afonso
(Foto: Cuesta Limpa)

Juntos, eles retiraram cerca de 500 kg de lixo e material inservível dos arredores de uma das únicas cachoeiras urbanas da cidade. A faxina encontrou de tudo: restos de pneus, carçaca de televisão, garrafas de bebidas, tênis, bíblia, ferro de passar roupa, latas, chinelo, bola, árvore de natal, CDs, DVDs e até celulares.

Parte dos materiais que foram recolhidos no mutirão de limpeza
(Foto: Cuesta Limpa)

“A função do voluntariado não é tapar buracos nem compensar carências. Uma sociedade participante e responsável, capaz de agir por si mesma, não espera tudo do Estado, mas tampouco abre mão de cobrar do governo aquilo que só ele pode fazer”, divulgou o Cuesta Limpa em sua página no facebook.

A ação de sábado fez parte da programação do Dia Mundial da Limpeza, comemorado nos quatro cantos do planeta. E contou com apoio do COMUTUR (Conselho Municipal de Turismo), Secretaria do Verde e Programa “O Palanque”, da Rádio Emissora de Botucatu.

Voluntários deram lição de cidadania e de cuidado com o meio ambiente
(Foto: Cuesta Limpa)

Cuesta Limpa

A campanha foi criada em 2015 por grupos ambientais do município e Conselho Municipal de Turismo (COMUTUR). O grupo está inscrito no Clean Up The World uma campanha global que inspira e capacita as comunidades para limpar, conscientizar e conservar seu meio ambiente. Realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, mobiliza cerca de 35 milhões de pessoas em 130 países a cada ano.

Posted by Fernando Germano on Saturday, September 21, 2019

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Botucatu e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui