Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa referência no segmento automotivo e que apoia as boas notícias em Botucatu.

A participação das mulheres na política cresceu de forma significativa nos últimos anos. Uma estatística de doze anos atrás, mostrava que a cada 100 candidaturas, apenas 21 eram de mulheres. Mas essa realidade vem mudando. Em 2009, os partidos passaram a ser obrigados por lei a terem, no mínimo, 30% de candidaturas femininas. Em 2012, eleição seguinte, elas já assumiam 31 a cada 100 candidaturas.

Em Botucatu, a realidade das eleições também vem mudando, gradativamente. Em 2016, de 11 cargos, a cidade elegeu 3 mulheres para o cargo de vereador. Nesse ano, o recorde, até agora, é de candidaturas femininas.

“A representatividade feminina na Política, legitima e aumenta a qualidade do processo democrático. O empoderamento da mulher para ocupar todas as vertentes do poder é fundamental para a efetivação da igualdade, do desenvolvimento sustentável e da paz, pois proporciona um modelo de gestão pública mais humanizado com ações visam a redução das desigualdades sociais, do combate das diferentes formas de violência e de degradação ambiental. A mulher não contribui com a Política, ela a transforma! Ter mulheres na Política é uma questão civilizatória.” Comenta Patrícia Shimabuku, coordenadora da Campanha da Fraternidade da Arquidiocese de Botucatu.

Ao todo são 153 candidatos ao cargo de vereador em Botucatu, desse número, 53 são mulheres. A luta é também para que mais mulheres sejam eleitas. Falamos com Igor Ignácio, Chefe do Cartório Eleitoral de Botucatu:

“Sempre fui um entusiasta e incentivador da participação das mulheres na política. Em 1932, após muita luta, a mulher conseguiu o direito ao voto, mas ainda com muitas restrições. A justiça eleitoral tem tomado atitudes para diminuir essas restrições e incluir cada vez mais mulheres na política. 53% do eleitorado do Brasil é mulher, se mulher votar em mulher, teríamos, pelo menos, metade dos eleitos mulheres. “

Foto do primeiro voto feminino em 1932

E aí, já decidiu em quem vai votar? Independente de homem ou mulher, vote com consciência!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br


Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa referência no segmento automotivo e que apoia as boas notícias em Botucatu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui