Já conhece a Igreja Matriz de Boituva? Aqui, você vai fazer uma viagem no tempo e compreender um dos maiores monumentos artísticos religiosos da cidade de Boituva!

Localizada na praça central da cidade, a centenária Igreja Matriz de São Roque desperta o orgulho dos boituvenses e a curiosidade dos turistas que visitam o município. A igreja, além de bela, é uma importante obra da arquitetura do século XX. Tendo em suas paredes interiores verdadeiras obras de arte e uma torre do relógio totalmente funcional até hoje.

Torre do relógio, Igreja Matriz de Boituva – Foto: Matheus Bonates

História

Sua história começa em 1900, após uma promessa do comerciante Antônio Pereira Ignácio, ele ergueu uma pequena capela em devoção a São Roque. Naquela época, o Brasil enfrentava um surto de Febre Amarela e Pereira Ignácio fez uma promessa para São Roque, conhecido como o santo protetor das pestes e doenças malignas, que se o mal fosse vencido, ele ergueria uma igreja em sua homenagem.  Os casos diminuíram e como prometido a capela foi construída no ano de 1901

Contrução da igreja Matriz de São Roque – Foto/reprodução: Acervo digital Câmara Municipal de Boituva

Essa capelinha que tinha a medida de 4x4m2 evoluiu e se tornou uma imponente Igreja Matriz com casa paroquial e obras de arte pintadas pelo artista italiano Bruno Di Giusti. A arquitetura atual da igreja é em estilo romântico-bizantino, foi projetada pelo arquiteto Carlos Dorfmuller e sua conclusão se deu no ano de 1942 com uma grandiosa festa de inauguração. 

Durante o decorrer dos anos, a Igreja Matriz passou por várias reformas e ampliações, sempre mantendo sua história e arquitetura viva.

Interior da Igreja Matriz de Boituva – Foto: Matheus Bonates

Curiosidades

No ano de 1999, o artista italiano Bruno Di Giusti retornou à Boituva para restaurar as pinturas no interior da Igreja, sendo ao todo 20 pinturas e 14 retratam os passos da Via Sacra.


O centro da cidade foi construído no entorno da igreja tendo a sua praça como uma área de convívio e ponto central da cidade.  Anualmente, no dia 16 de agosto, acontece a tradicional Festa de São Roque em que os festeiros da igreja organizam uma grande quermesse atraindo o olhar dos boituvenses e de muitos turistas. 

Teto da área do altar na igreja Matriz de Boituva – Foto: Matheus Bonates

Você já entrou na Igreja Matriz de Boituva? Tem alguma foto no lugar? Poste no instagram marcando a @solutudo.boituva, vamos ficar felizes em te ver.


Gostou do conteúdo? Nosso aplicativo está recheado de boas histórias de Boituva. Baixe agora mesmo e descubra um mundo de possibilidades!

Para baixar para Android clique aqui
Para baixar para IOS (Iphone) clique aqui


Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Boituva e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

SolutudoDeBom! Obrigado por ler, e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! 💜

Nos siga nas redes sociais.

Fale com o autor

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui