Você já ouviu falar sobre o Julho Laranja? A campanha, que acontece no mês que nós estamos, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados ortodônticos desde a infância.

Reprodução/Giphy

O mês de julho foi escolhido para a campanha porque é o momento em que as crianças estão em férias escolares, e os pais e responsáveis estão menos atarefados. Por causa disso, os lugares propícios para a divulgação da campanha costumam estar repletos de crianças e familiares nesse período.

Para entendermos mais sobre a importância de uma boa saúde bucal, convidamos uma dentista de Birigui, a Dra. Regina Ranieri, para nos explicar mais sobre os cuidados ortodônticos.

A Dra. Regina Ranieiri é formada em Odontologia pela Unesp (sigla unesp) de Araçatuba e, após a graduação, ela realizou cursos de aprimoramento em ortodontia e pós graduação- especialização e mestrado- em São Paulo. Ela trabalha na área há 42 anos e, hoje, atua em Birigui.

Para a Dra., a expectativa é de que a campanha tenha um grande alcance para esclarecer e conscientizar a população, uma vez que uma população melhor informada tem mais facilidade para buscar tratamento.

O esclarecimento pode quebrar paradigmas, como por exemplo, só se faz tratamento ortodôntico quando já ‘trocaram todos os dentes’. As vezes, pode se perder uma oportunidade de evitar, com uma intervenção muito simples, um problema muito sério na fase adulta

O Julho Laranja trata da relevância dos cuidados ortodônticos periódicos desde a infância. Regina nos diz que existem condutas das crianças que podem ter como consequência diversos problemas ortodônticos na vida adulta, como por exemplo, o hábito da sucção do polegar, uso prolongado de chupetas ou mamadeiras que podem contribuir para um desenvolvimento do músculo esquelético desfavorável.

A higiene oral associada à alimentação saudável também é fundamental pois evita problemas como as cáries, que provocam perdas precoces de dentes de leite e podem comprometer o espaço para o dente subsequente.

Com que idade deve se iniciar o acompanhamento odontológico das crianças?

Esta é uma dúvida recorrente na vida dos pais e tutores, e a resposta é simples: o acompanhamento odontológico deve iniciar logo que romperem os primeiros dentes de leite, idade que varia muito, mas em geral é ao redor dos 5/6 meses de vida.

Essa conduta considero de suma importância porque a criança começa a ser estimulada e criar bons hábitos de higiene oral, passa a encarar a consulta odontológica com tranquilidade e pode ser acompanhada por todo período de desenvolvimento da oclusão. As vezes, condutas muito simples evitam problemas muito sérios e de difícil solução na vida adulta. Consideramos a maturidade na dentição ao redor de 12/13 anos, quando rompe o segundo molar permanente

Qual a importância do tratamento ortodôntico precoce?

De acordo com Regina, há intervenções clássicas precoces como as expansões para corrigir mordidas cruzadas anteriores e posteriores ou extrações seriadas, nos casos de discrepâncias de tamanho de dente e arco dental. A necessidade de aparelhos ortopédicos funcionais para redirecionar o crescimento excessivo do arco superior ou inferior também pode ser identificada na infância.

Os tratamentos precoces diminuem significativamente o custo biológico, são procedimentos mais simples que as vezes eliminam ou diminuem a complexidade dos tratamentos tardios

Dra. Regina Ranieri. Reprodução/Arquivo Pessoal

Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Birigui!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Birigui e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui