O ano dos bauruenses já começou com muita arte!

Depois do 2° Festival Internacional de Música de Bauru, com apresentações gratuitas de orquestra todos os dias durante uma semana, é a vez do teatro encantar nossa cidade sem limites.

A 19° Mostra de Teatro Paulo Neves começa na próxima segunda-feira (27) e terá peças diariamente no Teatro Municipal até o dia 2 de fevereiro. Uau!

19° Mostra de Teatro Paulo Neves
Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”, que recebeu esse nome em homenagem à professora, diretora e atriz, mãe de Paulo Neves. (Foto: Reprodução/Facebook)

Tradição viva

Hoje, a Mostra é um clássico bauruense, mas nem sempre foi assim, viu?

Nas primeiras edições, eram apenas dois dias de apresentação, que ocorriam na antiga Escola Progresso.

Depois, por meio de uma parceria com o Teatro MunicipalCelina Lourdes Alves Neves“, o evento foi se estruturando e ganhando maiores proporções.

Aliás, você já parou para pensar no porque do teatro ter esse nome? Celina Neves é ninguém menos que mãe de Paulo Neves!

Ela foi educadora, responsável por uma escola de datilografia. Tinha um grupo de teatro amador chamado “Gil Vicente” e montava espetáculos clássicos. Por esses e outros feitos, conquistou a homenagem do Teatro, que recebeu seu nome.

“Ela foi uma mulher revolucionária, muito à frente do seu tempo”, conta Talita Neves, diretora à frente da Mostra, neta de Celina e filha de Paulo Neves.

Paulo dirige peças de teatro há mais de cinquenta anos, também é professor de história e jornalista. Seu curso de teatro tornou-se famoso em Bauru por ter sido a escola de grandes atores, como Edson Celulari.

“Estar à frente da Mostra que tem o nome do meu pai é um imenso desafio, mas é muito especial também. Ele é uma grande referência pra mim e uma figura que sempre me apoiou nas escolha”, diz Talita sobre o pai, Paulo Neves. Foto: arquivo pessoal

Oportunidade para atores locais

A Mostra é o momento de finalização de um ano do mencionado Curso Livre de Teatro Paulo Neves.

Alunos de diferentes idades, desde crianças até idosos, vão para o palco ao longo da semana em diferentes peças. Duas delas, inclusive, dirigidas por mulheres que começaram como alunas do curso. Uau!

“Os diretores conversam com suas respectivas turmas para encontrar o texto que seja mais interessante para ambos, assim, são escolhidas as peças”, explica Talita.

Alunos se apresentando durante a Mostra de 2018. Foto: Reprodução/Facebook

É muito importante que exista diálogo, respeito e confiança mútua para que o trabalho possa ser criado. E nesse período é lindo poder acompanhar os ensaios e a dedicação das turmas.

conta Talita

Desse diálogo entre diretores e alunos nasce uma programação muito diversificada, viu?

São vários gêneros teatrais sendo apresentados: desde adaptações de Shakespeare e Bertold Brecht à contos populares.

Talita soma que “é uma oportunidade também do público saber que tem muita gente estudando e fazendo teatro na cidade. A gente percebe um movimento de valorizar só o que vem de fora, sendo que Bauru tem uma cena artística muito potente, não apenas no teatro”

Quero ir!!

Se você ficou interessado em assistir os espetáculos teatrais bauruenses, é muito simples!

Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada). Eles podem ser adquiridos clicando aqui.

Se preferir, também pode comprá-los uma hora antes das apresentações.

Para conferir mais detalhes sobre cada peça e o evento, clique AQUI.

E aí, vamos prestigiar o teatro bauruense?

Serviço
19° Mostra de Teatro Paulo Neves
Data: de 27 de janeiro à 02 de fevereiro
Horário variável de acordo com cada peça
Local: Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves” –  Avenida Nações Unidas, 8-9 – Centro – CEP 17010-130 – Bauru/SP


Confira esse e outros eventos da cidade no site da Solutudo Bauru!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui