O ano dos bauruenses já começou com muita arte!
Depois do 2° Festival Internacional de Música de Bauru, com apresentações gratuitas de orquestra todos os dias durante uma semana, é a vez do teatro encantar nossa cidade sem limites.
A 19° Mostra de Teatro Paulo Neves começa na próxima segunda-feira (27) e terá peças diariamente no Teatro Municipal até o dia 2 de fevereiro. Uau!
Tradição viva
Hoje, a Mostra é um clássico bauruense, mas nem sempre foi assim, viu?
Nas primeiras edições, eram apenas dois dias de apresentação, que ocorriam na antiga Escola Progresso.
Depois, por meio de uma parceria com o Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves“, o evento foi se estruturando e ganhando maiores proporções.
Aliás, você já parou para pensar no porque do teatro ter esse nome? Celina Neves é ninguém menos que mãe de Paulo Neves!
Ela foi educadora, responsável por uma escola de datilografia. Tinha um grupo de teatro amador chamado “Gil Vicente” e montava espetáculos clássicos. Por esses e outros feitos, conquistou a homenagem do Teatro, que recebeu seu nome.
“Ela foi uma mulher revolucionária, muito à frente do seu tempo”, conta Talita Neves, diretora à frente da Mostra, neta de Celina e filha de Paulo Neves.
Paulo dirige peças de teatro há mais de cinquenta anos, também é professor de história e jornalista. Seu curso de teatro tornou-se famoso em Bauru por ter sido a escola de grandes atores, como Edson Celulari.
Oportunidade para atores locais
A Mostra é o momento de finalização de um ano do mencionado Curso Livre de Teatro Paulo Neves.
Alunos de diferentes idades, desde crianças até idosos, vão para o palco ao longo da semana em diferentes peças. Duas delas, inclusive, dirigidas por mulheres que começaram como alunas do curso. Uau!
“Os diretores conversam com suas respectivas turmas para encontrar o texto que seja mais interessante para ambos, assim, são escolhidas as peças”, explica Talita.
Desse diálogo entre diretores e alunos nasce uma programação muito diversificada, viu?
São vários gêneros teatrais sendo apresentados: desde adaptações de Shakespeare e Bertold Brecht à contos populares.
Talita soma que “é uma oportunidade também do público saber que tem muita gente estudando e fazendo teatro na cidade. A gente percebe um movimento de valorizar só o que vem de fora, sendo que Bauru tem uma cena artística muito potente, não apenas no teatro”
Quero ir!!
Se você ficou interessado em assistir os espetáculos teatrais bauruenses, é muito simples!
Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada). Eles podem ser adquiridos clicando aqui.
Se preferir, também pode comprá-los uma hora antes das apresentações.
Para conferir mais detalhes sobre cada peça e o evento, clique AQUI.
E aí, vamos prestigiar o teatro bauruense?
Serviço
19° Mostra de Teatro Paulo Neves
Data: de 27 de janeiro à 02 de fevereiro
Horário variável de acordo com cada peça
Local: Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves” – Avenida Nações Unidas, 8-9 – Centro – CEP 17010-130 – Bauru/SP
Confira esse e outros eventos da cidade no site da Solutudo Bauru!
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.