Como é o processo de reciclagem?

Saiba a resposta desta pergunta e conheça um pouco mais sobre a empresa que ajuda o meio ambiente!

A Reciclando Avaré existe há 23 anos na cidade, foi uma ideia do Juliano Barreto e seu irmão, Daniel Barreto, que perceberam a carência de reciclagem em Avaré. Na época, só existia o lixão a céu aberto, sem nenhum tratamento adequado.

Início

No começo, os dois irmãos iam até o lixão da cidade e compravam os materiais, tratavam e vendiam para empresas que repassavam para fábricas. Com o passar dos anos, a Reciclando Avaré foi ficando conhecida e coletores locais passaram a levar os materiais diretamente no espaço. O lixão foi fechado e criado o aterro sanitário. A principal diferença do primeiro para o segundo é o tratamento do solo, os aterros buscam não os danificar. São impermeabilizados e drenam o chorume, que é um líquido tóxico quando não é cuidado.

A empresa conta com 21 funcionários e indiretamente de 80 a 100 catadores que vão até o local diariamente. A Reciclando também busca materiais nas casas e cidades ao em torno, como Itatinga, Cerqueira César e Águas de Santa Barbara, mediante agendamento.

Consciência

Elisangela, esposa de Juliano, comenta sobre a reciclagem atualmente. “Hoje, as pessoas têm mais consciência da importância da reciclagem, alguns trazem o material aqui ou separam para os catadores na frente das casas. O Governo tem criado legislações com empresas, a situação tem evoluído. Avaré, perto do que era, melhorou bastante, tem uma quantidade boa, mas dá para melhorar”, comenta.

Cada material reciclável possui um valor agregado, Elisangela explica que as latinhas de alumínio e o cobre têm o maior valor no mercado (o Brasil é um dos maiores recicladores de latinhas do mundo). Mensalmente, a Reciclando vende cerca de 500 toneladas de materiais para indústrias que faz o chamado “destino final”. Cada material vendido vai para uma fábrica especializada, lá passam por outros processos (como por exemplo: a lavagem e a trituração) e viram novos produtos no mercado.

Foto: Beatriz Duarte

Triagem

O primeiro passo é a separação dos materiais por categoria, absolutamente tudo é separado. Depois, vem a pesagem para precificação. No caso dos catadores de latinhas, a separação já foi realizada por eles e é diretamente pesada. Como o plástico é o material mais diversificado, a Reciclando Avaré tem quatro funcionárias que fazem exclusivamente a separação dos vários tipos de plástico. Todos os materiais são prensados e viram fardos, são novamente pesados e vendidos para empresas especializadas em reciclagem.

Você também pode levar o material da sua casa na Reciclando Avaré, é uma ação muito simples que impacta o meio ambiente. A única indicação é que todos os materiais estejam lavados para não ter mau-cheiro.

Foto: Beatriz Duarte
Foto: Beatriz Duarte
Foto: Beatriz Duarte
Foto: Beatriz Duarte

Se interessou pela ideia? A Reciclando Avaré fica na Avenida Paranapanema, 1275.

É incrível como os produtos podem ser reciclados se forem para lugares corretos! O papel dos catadores é crucial.


Você sabia quais eram os procedimentos para um material reciclável retornar ao mercado? Conta nos comentários o que você achou.

Gostou do conteúdo? Agora também temos aplicativo, lá estão belas histórias de Avaré. Baixe e explore a sua cidade!

Para baixar, clique aqui!

Se você tiver alguma história bacana de Avaré, manda para a gente pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (4 votos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui