Bom dia Solulovers, como vocês estão?

Hoje vamos contar uma história super inspiradora para vocês, talvez conheçam, mas vão se encantar ainda mais pelos detalhes, afinal, somos especialistas nisso, né?

Vocês conhecem a Colônia Espírita Fraternidade?

Conversamos com o Leandro de Paula que é Coordenador de Mobilização de Recursos para podermos explicar melhor para vocês sobre a colônia e seus projetos.

História

A Colônia Espírita Fraternidade foi fundada em 1994, a partir de um ideal de um pequeno grupo de jovens idealistas que vislumbravam um mundo melhor a partir de ações sociais a serem desenvolvidas numa camada da população menos favorecida, prestando serviço de assistência social a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.

A Instituição atende meninos e meninas com idade de 06 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, vindos dos bairros carentes da cidade de Avaré, eles ganham uma nova visão de futuro, onde através de atividades socioeducativas, de cultura, alimentação, esporte, lazer, saúde, cidadania e orientação para o mercado de trabalho, e também tem esse suporte para o seu desenvolvimento integral, tornando-os cidadãos dignos e responsáveis.

Além dos projetos oferecidos para as 200 crianças e adolescentes atendidas pelo projeto, a Instituição também trabalha com as famílias, dando o apoio para o desenvolvimento completo da criança, uma vez que a família é à base da realização dos sonhos dos pequenos.

A Colônia Espírita Fraternidade também conta com um projeto incrível de mudas, “O viveiro de Mudas da Colônia“, que foi implantado em 2010, e faz parte do projeto de Ecocidadania e tem como proposta mostrar as nossas crianças o como é importante à arborização e o ajardinamento das áreas, promovendo assim um pensamento sustentável e cidadão, contribuindo para o meio ambiente e formando pessoas preocupadas com sociedade em que vivem.

“São produzidas mudas de espécies para arborização urbana, e assim são comercializadas, auxiliando também na captação de recursos da entidade.”

O Viveiro de Mudas é mais um projeto vinculado a demanda socioambiental da entidade.

Ele foi pensado como ferramenta de educação ambiental para o Espaço Ecocidadania, que tem como objetivo a conscientização de nossa realidade social e ambiental, onde revela, relembra e reforça a valorização das nossas principais riquezas e demandas regionais.

“Promove através de vivências, oficinas, exposições de arte, história e música o fortalecimento de nossos deveres, para ações práticas e efetivas em benefício da sociedade e do meio ambiente, melhorando imediatamente nossa qualidade de vida e das futuras gerações. Através de valores humanos, nos mobilizamos para ações positivas, em prol do nosso próprio bem estar e da conservação do meio ambiente, para sustentabilidade de nossa alma e do planeta.”

O viveiro tem a conotação de sustentabilidade. Um projeto que gera informação educacional e que gere recurso para a entidade.

Viveiristas voluntários locais colaboraram para implantação do viveiro. Auxiliando nas questões técnicas de produção e na implementação do espaço.

“Hoje o viveiro de mudas conta com viveirista próprio, mantém sua produção alinhada com a demanda de oferta e procura. Alguns investimentos foram realizados ao longo de sua trajetória, como sistema de irrigação por aspersão e gotejamento, construir área de sombra e realizar a aplicação de nutrientes e minerais por bombeamento junto a irrigação, o que nos permite ter uma produção com baixo custo e simples mão de obra.”

Internamente foi possível arborizar a entidade com mudas produzidas no próprio viveiro, servindo como modelo de projeto de arborização urbana, praticamente um “showroom” a céu aberto.

“Nossas metas estarão sempre pautadas na missão institucional que é Desenvolver Fraternalmente as Potencialidades Humanas, visando o atendimento aos 200 usuários junto ao atendimento de seus familiares, com a visão de futuro para os próximos 10 anos de ampliar nossa capacidade de atendimento com projetos pontuais segmentados buscando atender a demanda em lista de espera de mais de 350 crianças que aguardam a oportunidade de frequentar a Colônia, buscando alternativas em fontes de captação de recursos e de sustentabilidade para manutenção dos projetos socioeducativos existentes.”

E assim finalizamos mais uma história inspiradora.

Você tem uma história para contar? Entre em contato com a gente!

Solutudo Avaré

(14) 3042-1930 – (14) 99784-8785

Avenida Major Rangel, 1234, Sala 6 – Centro, Avaré/SP

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui