O Rotary Club e a Casa da Amizade realizam no próximo dia 14 de junho uma grande ação para coleta de sangue na cidade em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Os interessados podem realizar a doação entre 09h e 12h na própria sede do clube localizado na Av. Lucas Nogueira Garcês, nº 2079.

Durante o período de doações os voluntários do Rotary e da Casa da Amizade farão suporte aos doadores, realizando a distribuição de lanches e sucos, além da participação de um médico responsável.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é uma data comemorativa criada pela Organização Mundial da Saúde em 2014 como forma de homenagear aos doadores e incentivar aqueles que ainda não aderiram ao projeto. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1,6% da população brasileira é doadora de sangue.

Vale lembrar que apenas uma doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes componentes e pode ser usado para tratamento de enfermidades distintas.

coleta de sangue
Foto: reprodução

Quem pode doar

Entre os requisitos básicos para coleta de sangue, que serão apresentados na triagem inicial, o homem ou a mulher devem estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos e ter peso mínimo de 50kg. É importante ainda estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (tendo evitado alimentação gordurosa nas 4 horas que antecederem a doação).

No momento da doação de sangue será necessário a apresentação de documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial, tais como carteira de identidade, carteira de identidade de profissional liberal, carteira de habilitação, carteira de trabalho e previdência social.

Paralelamente, diversas situações impedem a doação de sangue como estar resfriado (permissão somente após 7 dias do desaparecimento dos sintomas), mulheres em estado de gravidez ou aquelas com 90 dias após parto normal ou 180 dias após cesariana. Também não será possível ser doadora se a mulher estiver amamentando (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

Outros impedimentos incluem a ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses ou ainda para situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis nas quais é preciso aguardar 12 meses.

Para os que tiveram procedimentos endoscópicos (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc.) será necessário aguardar 6 meses. Aqueles que por ventura tiverem feito extração dentária ou tratamento de canal (verificar medicação) por, pelo menos, 7 dias. Já os que tiverem feito cirurgia odontológica com anestesia geral a doação só poderá ocorrer após 4 semanas.

coleta de sangue
Foto: reprodução

Se a pessoa tiver participado de sessão de acupuntura, (realizada com material descartável), somente após 24 horas. Se realizada com laser ou sementes, a doação só poderá ser realizada depois de 12 meses.

Os que tomaram vacina contra gripe, a espera mínima é de 48 horas. Para os que tiveram quaisquer tipos de herpes labial ou genital, somente após desaparecimento total das lesões. Os que tiveram Herpes Zoster a liberação é após 6 meses da cura (vírus Varicela Zoster).

Os Impedimentos definitivos são para aqueles que foram vítimas de Hepatite após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, uso de drogas ilícitas injetáveis, malária.

Rotary Club Atibaia

O Rotary Club Atibaia é parte da Rotary Internacional, projeto que integra líderes de negócios para a prestação de serviços humanitários. O objetivo do Rotary é encontrar soluções para problemas mundiais a fim de promover a paz, combater doenças, fornecer água limpa e saneamento, cuidar da saúde de mães e filhos, apoiar a educação e fornecer o desenvolvimento econômico para a sociedade.

Sobre a Casa da Amizade

A Casa da amizade é uma organização filantrópica formada por senhoras da sociedade, esposas dos rotarianos. Elas atuam nas área da educação, proteção à criança, no apoio ao idoso, promovendo ações sociais e contribuindo com os projetos da Fundação Rotária do Rotary Internacional.

Informações: O Atibaiense


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: atibaia@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui