O projeto Leia Mulheres nasceu, originalmente, em São Paulo, em 2014, e é coordenado por Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques, que também são responsáveis pelo site oficial do mesmo.  O Leia foi inspirado no projeto #readwomen2014, idealizado pela escritora e ilustradora britânica Jonna Walsh.

Porém, em Assis se iniciou em 2017 com a mediação de Priscila Miraz e Camila Lopez, além de passar pela mediação de Debora Bárcala e Sheila Dálio. Mas desde o ano de 2018 que a atual mediadora, Elaine Calça, deu início a sua participação, sendo a única responsável.

Arquivo divulgação: Leia Mulheres

Elaine Calça

Elaine tem 27 anos, é moradora de Assis desde 2013, historiadora formada pela Unesp Assis e pós-graduanda em Literatura e Língua Alemã. É apaixonada por cinema, Literatura, Poesia e Cultura e vai muito além de sua formação e de ser uma mediadora do projeto Leia.

“Quando fui convidada para me tornar mediadora, foi um processo muito natural para mim, eu já me interessava muito por literatura e ainda mais sobre literatura produzida por mulheres”, diz Elaine.

Arquivo divulgação: Leia Mulheres

O projeto

Com o intuito de incentivar a leitura, principalmente a literatura produzida por mulheres, é feita a leitura de obras de escritoras contemporâneas e clássicas, brasileiras ou estrangeiras, conhecidas ou não do grande público. Todas publicadas por editoras maiores ou independentes. Os encontros ocorrem todos os meses, sendo cada um deles com uma obra diferente.

Em Assis, o clube se reúne todo segundo sábado do mês às 16h, no Galpão Cultural. Com a pandemia, os encontros tiveram de ser realocados para o meio virtual, via Google Meet. Por isso que nos anos de 2020 e 2021 os encontros foram 100% on-line.

Arquivo divulgação: Leia Mulheres

Como participar?

O Leia Mulheres é aberto ao público e não necessita de inscrição. O evento é gratuito e a participação não precisa ser contínua.

“O encontro tem o intuito de incentivar a leitura e de trocarmos opiniões sem receio. É uma oportunidade para que cada uma possa aprender o que gosta de ler e o que gosta de debater. Além disso, também podemos divulgar a cultura e a literatura na cidade”, finaliza Elaine.

Arquivo divulgação: Leia Mulheres

E a próxima reunião já tem data marcada. Será no dia 12 de março, às 16h, no Galpão Cultural em Assis. Respeitando todos os protocolos de segurança, será necessário uso de máscara e apresentação do passaporte de vacina. Além disso, o evento conta com grandes novidades para essa edição!

Com a primeira vez em modo híbrido, caso não possa comparecer, você também pode assistir on-line, via Google Meet, através do Link: https://meet.google.com/prx-bsjr-hfq.:

Com isso, também contará com o lançamento exclusivo de dois livros de autoras locais: ‘Bicho mãe’ de Talita Galindo, de Presidente Prudente, e ‘Ave Poema’ de Lívia Pellegrini, de Assis.

Arquivo divulgação: Leia Mulheres

E a última novidade é a abertura do espaço para que os participantes possam mostrar um texto, poema, fotografia ou pintura de qualquer autoria, é a possibilidade de compartilhar com o grupo ou apenas expor no varal de exposições. Vale lembrar que o projeto é aberto a todo tipo de público e é ofertado café para proporcionar um ambiente mais agradável e confortável.

Arquivo divulgação: Leia Mulheres

Se interessou?

Para mais informações, acesse:

Site oficial do Projeto Leia Mulheres: https://leiamulheres.com.br/

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1064388550785236?ref=newsfeed

Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1842214956052723

Grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/KBwokrLF9Je7ZQ1jU2BAeg


É muito bom ver que nossa cidade tem projetos de cultura de incentivo à leitura, não é mesmo?

E você, iria no Leia Mulheres? Qual o seu livro favorito?

Já foi alguma vez? Conte para nós a sua experiência!


Aproveite e siga a Solutudo nas redes sociais:

CLIQUE AQUI PARA O FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA O INSTAGRAM!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da cidade de Assis e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo WhatsApp!

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui