O primeiro desbravador da região foi o mineiro José Teodoro de Souza, que ali chegou em 1855, tomou posse dessas terras e fundou Campos Novos do Paranapanema e Conceição de Monte Alegre hoje Distrito de Paraguaçu Paulista.

Na mesma época, natural de Baependi-MG, o Capitão Francisco de Assis Nogueira adquiriu terras de seu amigo José Teodoro de Souza.

Arquivo: Documentário Rubens da Cruz

Em 1º de Julho de 1905 Capitão Francisco de Assis Nogueira efetivou a doação de 80 alqueires de terras de lavrado à igreja, para patrimônio de uma Capela. 

Arquivo: Documentário Rubens Cruz.

O Centro é considerado o Bairro mais antigo, pois o povoado foi se desenvolvendo em torno da modesta capela de pau-a-pique coberta de sapé, erguida no local onde hoje se situa a Catedral.

Arquivo: Alemão Ringo Foto – Catedral.

A primeira residência fixa do bairro foi do Capitão José de Freitas Garcez, 1º escrivão de Assis e em 1999 o imóvel foi doado ao Município através do Monsenhor Floriano, tornando-se patrimônio histórico, o Museu de História da Arte de Assis, mais conhecido como “A Casa de Taipa”.

Arquivo: Documentário Rubens Cruz – Casa de Taipa
Arquivo: Solutudo – Casa de Taipa atual.

Assis passou por uma grande expansão com a chegada da Estação Ferroviária Sorocabana, onde foi criado o Município de Assis como território desmembrado do de Platina, por volta de 1917, atualmente existem mais de 100 bairros cadastrados.

Muito bom conhecer a história da nossa cidade!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui