Na década de 1940 o edifício foi construído com a finalidade de abrigar o Centro Católico da Catedral de Assis, com o respaldo da comunidade católica da Paróquia da Catedral que promoveu campanhas para arrecadação de fundos e participou de suas obras, através de mutirões.

O prédio do Centro Católico revela linhas originais de modelos e estilos da arquitetura italiana.

Arquivo: Ivani Cury

Estas instalações abrigaram, até 1965, diversas atividades culturais. Após este período, funcionou como cinema, mantendo-se as suas características originais. Com a desativação do cinema, por volta de 1980, o prédio ficou fechado por quatro anos, quando um amplo movimento de setores da comunidade (Comissão Pró-Teatro) conseguiu devolver-lhe as funções originais.

Em 1986, o Cine Teatro São Vicente foi tombado pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico.

Foto: Jean Carlos Galvão

O “Teatro Municipal “Padre Enzo Ticinelli” foi inaugurado em 25 de abril de 1992 com a apresentação do espetáculo “Quadrante”, peça representada pelo ator e autor Paulo Autran e desde então foi palco de diversos espetáculos.

“O auto das Almas desencantadas e Nós”
Arquivo: Departamento de Comunicação de Assis.
“A centopeia Judite em uma aventura e tanto e A água que fugiu do lago”
Arquivo: Departamento de Comunicação de Assis.
Formatura PROERD
Arquivo: Departamento de Comunicação de Assis.

O prédio anexo ao Teatro dispõe de salas de aulas de ballet e música onde são atendidos mais de 1.000 alunos por ano, por meio de projetos executados pela Secretaria Municipal de Cultura atual administradora.

O Teatro Municipal dispõe, hoje, de 440 lugares. Seu palco e caixa cênica são de qualidade excepcional, com resultados acústicos que surpreendem técnicos e especialistas.

Recentemente a Secretaria Municipal da Cultura lançou o portal oficial na internet, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos eventos culturais, projetos, oficinas entre outras ferramentas visando a transparência de todas as atividades desenvolvidas através da Cultura.

Para acessar o site oficial da Secretaria Municipal da Cultura basta digitar o endereço: https://cultura.assis.sp.gov.br/

O Teatro Municipal “Padre Enzo Ticinelli” fica localizado:

Rua Floriano Peixoto, 757, Centro Assis/SP – CEP 19800-011

Telefone

(18) 3322-2677

Eu amo saber das histórias da nossa cidade! E você, já conhecia sobre a história do Teatro Municipal?

E se você conhece alguma outra história do bem e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: luciana.arruda@solutudo.com.br

5/5 - (42 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui