Nos últimos dias, com o medo de transmissão do Coronavírus e das medidas de isolamento aplicadas, os hemocentros de todo o estado de São Paulo têm sentido (e muito!) a falta de doadores.

Recado dos colaboradores do Banco de Sangue de Araçatuba.

Em Araçatuba, por exemplo, o Banco de Sangue de Araçatuba registrou queda de  41% nos estoques sanguíneos na última semana de março.

Mas, e o Coronavírus?

Mesmo com a decretação de quarentena e a proibição de diversos estabelecimentos, os hemocentros continuam abertos e realizando coletas. E claro, as medidas de segurança e prevenção contra o Coronavírus têm sido seguidas à risca: desde o agendamento de doações para evitar aglomerações e da higienização dos locais, até o uso à vontade de álcool gel pelos doadores e o respeito à distância mínima de 2 metros entre as pessoas.

Imagem de divulgação retirada na rede social do Banco de Sangue de Araçatuba.

Continua seguro

E a própria ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem orientado os procedimentos para que a doação de sangue permaneça 100% segura. Seguem proibidos de fazer a doação:

  • Quem viajou para países com transmissão local e com casos confirmados da doença. Não poderão doar por um período de 14 dias após a chegada da viagem;
  • Aos que já tiveram diagnóstico clínico ou laboratorial de infecção pelo Coronavírus. No poderão doar por 30 dias após a completa recuperação da doença, isto é, quando estiverem sem nenhum sintoma ou sequelas;
  • As pessoas que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoa com diagnóstico clínico ou laboratorial do Coronavírus. O período que não poderão doar será o de 14 dias após o último contato;
  • Finalmente, quem já estiver em isolamento por sintomas de possível infecção pelo Coronavírus. Não poderá doar enquanto durar o isolamento (ou seja, de pelo menos 14 dias).

Estou bem! Posso doar?

Claro! Lembrando que a idade recomendada para doar sangue é dos 16 até os 69 anos, sendo que menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis ou possuir um documento de aprovação. Para quem quiser doar sangue depois dos 60, a regra é já ter doado antes, em algum momento da vida.

Estar em boas condições de saúde é primordial. Por isso, assegure-se de tomar ao menos 2 copos de água e estar bem alimentado e pesando no mínimo 50 kg. Se for doar depois de comer, espere por duas horas e evite consumir alimentos gordurosos. Também tenha a certeza de estar descansado e de ter dormido por pelo menos seis horas antes da doação.

Ainda lembramos aos doadores levarem um documento de identidade oficial com foto (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação) e, caso necessário, também a receita médica dos medicamentos adquiridos em farmácias de manipulação.


Não esqueça que essa pequena ação fará a diferença na vida de várias pessoas! Essa sua doação pode ajudar até 4 pessoas! Previna-se, cuide de sua saúde e seja um herói na vida de diversas outras pessoas. <3

Serviço

Hematologia e Hemoterapia Alta Noroeste – Banco de Sangue Araçatuba

  • Endereço: Rua Gaspar de Lemos, 02 – Jd. Alvorada – Anexo ao Hospital Unimed
  • Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 7h às 16h e Sábado das 7h às 13h
  • Contato: (18) 3607-3935
  • Estacionamento gratuito.

Agende sua doação através do Whatsapp também, clique AQUI.

Imagem de divulgação.

Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Araçatuba!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: julia.boni@solutudo.com.br

Este texto foi escrito por Julia Boni em seu período como redatora da Solutudo Araçatuba e Birigui.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui