Araçatuba ganha ambiente cultural on-line “Limoeiro”

Com o isolamento social, a maneira de se relacionar com conteúdos artísticos também passou por uma grande transformação. Pensando nessa adaptação e como usar a tecnologia para formar e levar cultura ao público, o ambiente cultural on-line “Limoeiro” inicia uma série de atividades em Araçatuba.

O projeto foi criado pela Aruê! Arte, Cultura e Holismo e financiado com recursos da Prefeitura de Araçatuba. A proposta é oferecer um espaço para difusão, representatividade e formação em diversos segmentos artísticos.

De acordo com o produtor cultural e responsável pela Aruê! Arte, Cultura e Holismo, Rafael Batista, o ambiente virtual vai reunir artistas, arte-educadores, agentes culturais e articuladores de um pensamento contemporâneo e representativo, envolvendo diálogos, atividades interativas, formativas, aulas e estudos, em diversos segmentos artísticos.

A Aruê! Arte, Cultura e Holismo é um empreendimento criativo com sede em Araçatuba. Com as ações, o objetivo é alcançar não só o âmbito local, mas regional e estadual por meio de transmissões online disponíveis no canal do Youtube da Aruê! 

Parte das gravações está sendo realizada no teatro Castro Alves, em Araçatuba (Foto: Sabrina Fani/Divulgação)

Clube de leitura

A programação oficial tem início na primeira quinzena de outubro, porém com pré-lançamento previsto já para a próxima semana com o clube de leitura “Indica-me um poema?”.  No total, serão quatro encontros semanais, que tiveram início no final do mês de setembro.

Nos encontros, os participantes podem compartilhar poemas e outros textos. O objetivo é incentivar a leitura e interação em grupo. “É uma maneira de refletir nossas relações pessoais, coletivas, comunitárias, sentimentos e sonhos ante a poética dos dias”. 

O próximo encontro terá o tema “Poemas que viraram música” (05/10) e, depois, os participantes farão suas indicações de obras os marcaram, encerrando no dia 12 de outubro a primeira edição do clube.

A mediação é da empreendedora cultural Tamires Santiago, da Casa Maré, de Araçatuba.

As atividades serão realizadas sempre às segundas-feiras, das 19h às 20h30, pela plataforma Zoom. As vagas de participantes são limitadas aos 20 primeiros inscritos no link . Após atingir o limite de vagas, o clube aceitará a participação de ouvintes.

Ao longo do projeto, o “Limoeiro” irá disponibilizar dez atividades no Youtube nos segmentos artísticos, como música, circo, artes visuais, economia criativa, dança, identidade, cultura urbana, cultura popular, contação de histórias, literatura, destaca Batista.

Minidoc

Um dos destaques da programação é o minidocumentário “A Pajé que voltou a cantar”. O material traz Dirce Jorge Lipu Pereira, kujan (versão feminina do pajé) da aldeia Índia Vanuíre, localizada em Arco Íris (SP). Junto com a sua filha Susilene Kaingang, narra a história e a luta de seu povo.

Em especial, ela conta sobre como era proibida pela mãe de entoar melodias em seu idioma, por medo da morte, assim como a marcha do café fez com outros integrantes da etnia. Na maturidade, após o falecimento de sua mãe em 2016, Dirce voltou a cantar.

Aruê!

A Aruê! Arte, Cultura e Holismo iniciou suas atividades em 2017, fundada por Rafael Batista, produtor cultural e massoterapeuta. Atua na promoção de atividades culturais e terapêuticas nos municípios de Araçatuba e região. Desenvolve seus trabalhos por meio da iniciativa privada, sistemas de cultura, como Sesc, Sesi e Senac, e editais de financiamento público.

Atualmente é responsável pela produção artística da Cia. Vêm Vindo Histórias, dirigida pela artista araçatubense Tânia Katuapó.

Rafael Batista com a jornalista Rafaela Cândido, que ministra uma das atividades (Foto: Sabrina Fani/Divulgação)

Fonte: Hojemais


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Araçatuba!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui