A quarentena tem sido um desafio diário para muitos- tanto para aqueles com crianças em casa e que precisam, a todo momento, pensar em novas maneiras de entretê-los, ou até mesmo adultos e idosos que gostariam de trazer outras atividades para o cotidiano, que pode ter se tornado monótono.

Entretanto, com a ajuda certa é possível amenizar o período de tensão e trazer, de uma maneira leve e consciente, o entretenimento para o dia a dia de todos!

Tânia Katuapó, a contadora de histórias

Tânia Katuapó Antunes, nascida Tânia Aparecida Antunes, adotou o nome Katuapó quando, certa vez, encontrou uma indígena da tribo Yawalapiti que, depois de várias horas de conversas e histórias contadas, ofereceu a Tânia como um presente o seu nome, Katuapó.

Eu achei bastante significativo, isso pra mim foi bastante forte, e eu resolvi adotar

Tânia, que já foi professora de Artes e é também atriz, nos contou que antes da pandemia publicava vídeos esporadicamente na internet. Porém, depois que teve início o nosso período de “resguardo por conta do Covid-19”, a contadora de histórias sentiu uma forte necessidade de dar continuidade a esse trabalho on-line para ter mais visibilidade, já que o período de isolamento trouxe diversas dificuldades para os artistas.

Eu acredito muito nesse trabalho, nessa vida de contadora de história, que eu levo como profissão mas é uma habilidade de todo ser humano, e eu acabo trabalhando com isso, que é bastante gratificante; eu acredito bastante  nesse trabalho, na contação de histórias, porque beneficia quem conta, beneficia quem escuta.

Histórias para todos

Antes da pandemia, o trabalho de Tânia era realizado, principalmente, de forma presencial, em espaços públicos e privados, asilos ou até centros comunitários.

A contadora de histórias, que tem também um trabalho de performance com o grupo musical Ótica Sonora, atualmente vem desenvolvendo seu trabalho nas mídias sociais- YouTube, Facebook e Instagram.

As histórias que Tânia mais gosta de contar são as de cultura popular, que ressaltam questões de identidade e tradição, e não há uma faixa estaria específica: há histórias para todos!

Contar história, acima de tudo, é amor!


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Araçatuba!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

2.5/5 - (6 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui