Os hábitos dos brasileiros mudam a cada dia, e uma prova disto está relacionada com a moda ecológica, sustentável e slow fashion. Em Araçatuba, estes termos são cada vez mais ouvidos por diferentes grupos.

Fonte: site Ghiphy

Para quem ainda não conhece o termo, quando falamos em moda ecológica, queremos dizer a respeito de roupas que são produzidas com algodão orgânico. Você sabia que existem dois tipos de algodão?

O algodão comum, mais utilizado, possui vários perigos em seu cultivo que podem prejudicar o solo de uma comunidade, além de animais, agricultores que utilizam deste meio como sobrevivência e até mesmo a pele de quem utiliza as roupas do material.

O algodão orgânico, inclusive, foi a solução encontrada para diminuir o impacto ambiental e a redução em consumo de água, emissão de gases, acidificação, eutrofização e demanda de energia primária. Ou seja, a produção do algodão orgânico é muito menos instigante ao aquecimento global, do que o algodão comum.

Conhecimento é melhor compartilhado

Sâmea Paiva, sócia na Arvoredo, conta que conheceu as diferenças na industria têxtil em meados de 2015, logo que seu pai comprou uma loja de multimarcas para aposentar a profissão de soldador. Ela explica:

Vi que isso precisava ser compartilhado, que as pessoas (como eu), não fazem ideia do que acontece com essa indústria e de como ela também afeta o nosso solo, nosso corpo, nossas águas e nosso planeta

Inovação do mercado regional

Elas trabalham com a Better Cotton Initiative (BCI), uma organização sem fins lucrativos que prega a conscientização e orientação da cadeia produtiva do algodão para a importância de relações trabalhistas justas e da responsabilidade socioambiental no campo.

Leia mais sobre a BCI aqui.

Imagem de divulgação da moda ecológica. (Reprodução: Single Comunicação)

Pensando em clientes sustentáveis e sem afetar o meio ambiente, as etiquetas das roupas são de papel reciclado e possuem sementes para serem plantadas. Portanto, basta picar o papel, colocar na terra e regá-las. “Assim, você inicia um novo ciclo de vida e impede que mais lixo seja produzido.”, explica a postagem nas redes sociais.

Passo a passo de como plantar sua etiqueta (Reprodução: Single Comunicação)

“Nesse tempo aprendemos que não é vergonha nenhuma você falhar, pois muitas vezes são fatores externos que não conseguimos controlar. Com essas dificuldades, você deve se reinventar, ter paciência e não desistir.
Nossos valores são na base da transparência, informação, ética, consumo consciente, trabalhando com qualidade e sustentabilidade juntas!”
, conta Sâmea Paiva.

“Queremos cuidar do mundo, criando possibilidades!” 

Fonte: site Ghiphy

Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Araçatuba!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Este texto foi escrito por Julia Boni em seu período como redatora da Solutudo Araçatuba e Birigui.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui