Cada rua da nossa Aracaju representa um pouco da história de seus habitantes. Muitas são as homenagens que Aracaju já recebeu em obras de artistas da nossa terra. Seja com Mário Jorge, Chiquinho do Além-Mar, Antônio Rogério e Chico Queiroga e principalmente dele, o artista plástico Cléber Tintiliano

Image result for tintiliano aracaju"
(Foto:Infonet/Reprodução)


O artista Tintiliano representa em sua arte, o cotidiano da cidade focando nos principais pontos arquitetônicos antigos de Aracaju.

(Foto:Minha Terra é Sergipe/Reprodução)

Sua história

Sua paixão pelas “ruas de ará” e pela pintura começou cedo. Desde os 5 anos de idade, Cléber Tintiliano já se relacionava com a arte e pintava seus quadros. Sua avó que trabalha com artesanato foi a principal influência quando ainda morava em Propriá. Quando criança Cléber ajudava sua avó na produção, foi então que veio as suas primeiras obras.

(Foto:Minha terra é Sergipe/Reprodução)

Com o falecimento da sua avó, Tintiliano se muda de Propriá para Aracaju, onde fica encantado com o paisagismo e arquitetura da cidade grande. A falta de apoio da sua família não desmotivou que o artista desempenhasse seu talento, porém o artista passou por muitas dificuldades no começo de sua carreira.

“Tem dois anos que uso muita tinta à base de água e me aprimorei mais na técnica. Utilizava o óleo porque era o produto que menos muda suas cores originais. Quanto à aquarela, esta foi um refúgio para a minha saúde. Hoje sou aquarelista por acidente e tive que me readaptar”

(Foto:Minha terra é Sergipe/Reprodução)

Tintiliano utiliza a técnica de aquarela usando tinta à base de água, dando uma sensibilidade maior a sua obra, variando também entre a pintura a óleo, porém o artista revela que não se prende a nenhum estilo e sempre varia em suas obras.

(Foto:Minha terra é Sergipe/Reprodução)

As principais influências do artista vão do impressionismo do pintor espanhol Joaquín Sorolla e também dos artistas sergipanos Florival Santos, Eurico Luiz e Jordão de Oliveira. O retrato artístico de Cléber Tintiliano mostra não só Aracaju, como também lugares marcantes de todo o estado de Sergipe, trazendo memórias afetivas para quem admira sua obra.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui