Quem é sergipano e gosta de Rock’n’Roll se não já conhece, precisa conhecer a banda The Baggios, fundada em 2004 por Julio Andrade e Lucas Goo. Logo depois o baterista foi substituído por Gabriel Perninha, que ocupa até hoje o grupo.

Originalmente a banda contava apenas com dois integrantes (Julio e Gabriel), que mantiveram esta formação por longos anos, até a entrada de Rafael Ramos nos teclados, dando ainda mais charme a sonoridade da banda sergipana que está em atividade há mais de 15 anos.

the baggios ao vivo
(Foto: Fanf1/Reprodução)

De Aracaju para o Mundo

A banda já passou por muitos perrengues de estrada durante esses anos de carreira, e o sucesso não veio da noite pro dia. Eles relembram que já chegaram a tocar para um público de trinta pessoas durante o início da carreira. Muitas vezes pensaram em desistir, mas foi após a primeira turnê pelo nordeste em 2008 que eles viram que podiam conquistar o mundo com o seu som.

A banda possui 4 discos e vários singles em sua bagagem, sendo seus últimos com participações especiais de músicos como Jorge Du Peixe (Nação Zumbi), Céu, Emily Barreto (Far From Alaska) e a banda Baiana System.A The Baggios também já tocou no Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do mundo. Além de terem feito turnê pelo México e Estados Unidos. A banda sempre fez questão de manter a originalidade e a Sergipanidade no som, influenciados pelo som local e suas raízes.

the baggios no FASC
(Foto: Instagram/Reprodução)

Prêmios

Não é a primeira vez que a banda concorre a um Grammy Latino. Em 2016 a banda também teve a oportunidade de representar nosso estado, concorrendo  na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa, com o álbum “Brutown”.  Este ano a banda concorre na categoria de melhor álbum de rock ou de música alternativa em língua portuguesa, juntamente com o artista sergipano Mestrinho. Só orgulho para Sergipe!

Entrevista

Tivemos a oportunidade de conversar com o fundador da banda Julio Andrade e fazer algumas perguntas sobre a The Baggios. Acompanhe como foi o nosso bate-papo:

Com 15 anos de existência, em algum momento vocês imaginariam que um dia iriam concorrer a um Grammy Latino?

Julio Andrade: Quando lançamos algum disco sempre almejamos alcançar o melhor de nós e apostamos todas as fichas, criando uma expectativa de chegar o mais longe possível. Com o nosso último trabalho, o disco “Brutown”, vimos que teríamos um alcance além do nosso público do que com os nossos trabalhos anteriores. Porém, não esperávamos que fossemos indicados a grandes premiações reconhecidas como: Prêmio Bravo, Troféu APCA e de repente o Grammy Latino. Foi uma notícia que nos surpreendeu bastante. Reconhecemos que foi um árduo trabalho de anos de estudo e amadurecimento musical, e a indicação representa algo gratificante pois só reforça a nossa dedicação e entrega ao trabalho. 

Quais foram as principais influências locais da banda que inspiraram a The Baggios em suas composições?

Julio Andrade:Temos como influências locais as bandas: Lacertae, Plástico Lunar, Snooze. E falando a nível nacional temos como influências: Alceu Valença, Raul Seixas, Sá Rodrix e Guarabira, Rita Lee, são nomes que são muito importante para nós.

Ao representar nosso Estado tão bem ao redor do mundo, qual conselho vocês dariam para quem está começando a carreira musical?

Julio Andrade: O caminho principal é da persistência e paciência. Acreditar no que você faz e se entregar é uma forma de você enxergar o seu trabalho como um objetivo a seguir. E outra forma também é sempre estar informado sobre o mercado, está atento e engajado de alguma maneira musicalmente ao que acontece no mundo. 

Qual lugar específico de Sergipe representaria a banda The Baggios?

Julio Andrade: A The Baggios é banhada pela história de São Cristóvão. Cada obra nossa possui um pedaço de lá. O Cristo da praça São Francisco, os povoados, os rios, todo o contexto envolvendo a cidade interiorana está ligado a parte do nosso trabalho.

Essa foi a nossa entrevista com o Júlio Andrade, fundador da banda The Baggios. 

E que eles consigam trazer uma estatueta do Grammy Latino para nós Sergipanos! Todos nós estaremos na torcida.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail:[email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui