Dia 25 de julho é comemorado o Dia da Mulher Negra, uma data inspirada no Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, criado em julho de 1992. O Dia da mulher negra é comemorado desde o início do século XXI.

Diante disso, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, realiza hoje, o NegraMe. O evento tem como objetivo reunir pesquisadores, professores e artistas das diversas áreas e estudantes das redes públicas, privadas e institutos, através de roda de conversa, exibição de documentários e apresentações culturais.

O projeto vem para somar-se as ações desenvolvidas pela Funcap/SE em parceria com com a Coordenadoria de Formação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e Centro de Cratividade, a fim de trabalhar com sua temática sobre o movimento negro no Brasil e na América Latina.

Programação

14h00: Abertura – Pronunciamento da prof.ª Conceição Vieira – Presidente da FUNCAP
14h10: Exibição do vídeo “Eu mulher negra” – Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho – SEIT.
14h15: Apresentação: Coreografia Benção das Águas – Bailarinos: Michelle Pereira e Eduaw Gomes.
14h25: Roda de Conversa: Vivências e escrevivências: As trajetórias das mulheres negras na América Latina e no Brasil.
15h40: Apresentação do curta “Caixa D’Água: qui-lombo é esse?”

Participações:
• Alexsandra Oliveira ( JudyBen @judxinha ) – Ativista do Fórum de Entidades Negras de Sergipe e Bailarina do Coletivo/ Afro-Ginká
• Josineide Dantas (Gigi Poetisa @gigipoetisa) – Militante de movimentos sociais, membro dos Conselhos Municipais de Mulheres de Aracaju.
• Everlane Moraes (@everlanemoraes) – Cineasta Documentarista

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui