Os cuidados para se prevenir da contaminação do vírus são extremamente importantes porque a transmissão ocorre através do contato físico, por secreções ou pelo ar.
O vírus pode ficar incubado por até 14 dias, que é o período em que os primeiros sintomas levam para aparecer, sendo febre, tosse e dores pelo corpo, por exemplo.
Por isso separamos algumas dicas para você saber como se prevenir e quais cuidados são essenciais em relação ao Covid-19 em Aracaju.

Cuidados para evitar a contaminação do Covid-19

Assim como está ocorrendo em outras regiões do país, é muito importante respeitar os decretos da prefeitura da cidade e do Estado.

No momento, quanto mais se evitar aglomerações, menores serão os riscos de contaminação de Covid-19. Inclusive, algumas empresas estão disponibilizando gratuitamente alguns serviços online durante a quarentena para incentivar que as pessoas fiquem em casa.

Mas além do isolamento social, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também indica alguns cuidados que são essenciais para se prevenir do Coronavírus.

covid-19 aracaju
(Foto:Insider/Reprodução)

Confira a seguir quais são eles:

·         Lave as mãos com frequência: sempre que possível, lave as mãos muito bem com água e sabão. Se você precisou sair de casa, assim que retornar, às lave bem. Isso faz com que o vírus morra e você não corra o risco de se contaminar.

·         Use álcool gel em locais externos: em ambientes onde não é possível lavar as mãos com água e sabão, utilize álcool gel. Ele também é eficaz em matar o vírus.

·         Manter distanciamento social: sempre que precisar sair de casa, mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas da boca ou do nariz, que podem conter o vírus, caso a pessoa esteja contaminada. Se você estiver muito próximo, poderá respirar essas gotículas.

·         Evite tocar nos olhos, boca e nariz: essa mudança de hábito é muito importante na prevenção da contaminação. Isso porque as mãos tocam muitas superfícies que podem ser contaminadas. Se isso acontecer, as mãos podem transferir o coronavírus para os olhos, boca ou nariz e assim o vírus pode entrar no seu corpo.

·         Coloque a higiene respiratória em prática: não somente você, mas as pessoas ao seu redor precisam praticar a higiene respiratória. Isso significa que é necessário cobrir a boca e o nariz com o cotovelo (e não com as mãos) ou um tecido dobrado no momento de tossir ou espirrar. Caso use um tecido, em seguida, o descarte imediatamente no lixo. Essa atitude evita que as gotículas se espalhem, protegendo as pessoas ao seu redor.

·         Siga as orientações do seu médico e das autoridades nacionais e locais: como falamos mais acima, respeitar os decretos feitos pelas autoridades da região onde você mora é extremamente importante. Isso porque as autoridades nacionais e locais possuem informações mais atualizadas sobre como Covid-19  está se espalhando em sua região. Além disso, caso você já procurou por um médico, também siga todas as recomendações feitas para se manter saudável e proteger outras pessoas.

·         Evite ir ao pronto-socorro: é recomendado que o pronto-socorro só seja procurado em casos onde o paciente esteja com falta de ar. Isso porque se ele não estiver infectado, ao visitar um hospital, poderá ser exposto ao vírus. Além disso, em um cenário oposto onde o paciente é portador do Covid-19, ele poderá transmiti-los para outras pessoas, principalmente na recepção do hospital.

covid-19 aracaju
(Foto:aarp/Reprodução)

Como saber se estou com Covid-19?

Pessoas em todo o mundo estão se fazendo essa pergunta, afinal de contas, os sintomas do coronavírus são muito parecidos com o de um simples resfriado, em casos mais leves.

O que acontece é que por ser um novo coronavírus, ainda tem muito que se entender e descobrir sobre ele. Segundo autoridades da saúde, muitas pessoas poderão se contaminar com o vírus, mas algumas terão sintomas muito leves, enquanto outras não sentirão nada.Por esse motivo, é indicado procurar um pronto-socorro somente em casos onde o paciente esteja com falta de ar. 

Se você possui um plano de saúde individual, um plano de saúde familiar, ou qualquer outro tipo de plano, verifique as opções de atendimento que eles estão disponibilizando neste momento. Muitos hospitais e médicos estão oferecendo consultas online, inclusive gratuitas em alguns casos.

Agora que você já sabe quais são os cuidados essenciais em relação ao Covid-19, lembre-se de que é muito importante seguir todas as recomendações para manter você e as pessoas ao seu redor protegidas do vírus. 


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui