Nossa cidade possui muitos artistas talentosos que nos enchem de orgulho com suas obras que simbolizam a resistência da arte sergipana. Muitos compositores sergipanos escrevem sobre a paixão que tem pela nossa cidade e suas histórias.

Por isso, decidimos hoje, no Dia do Compositor, homenagear os grandes artistas que descrevem através da música, um pouco da nossa Sergipanidade, deixando para sempre a sua marca na história da música popular brasileira.

Ismar Barreto

compositores sergipanos
(Foto:Youtube/Reprodução)

“Amor eu tô sofrendo
saudade de você
O tempo passa e eu morrendo…
Tô doido pra te ver”

Quem nunca dançou um forró e se emocionou com esta linda canção composta pelo grande artista sergipano Ismar Barreto? Sua música eternizou-se em versões cantadas por artistas nacionais por todo Brasil.

Nascido em Aracaju no primeiro dia de outubro de 1953, Ismar Barreto presenteou-nos com sua arte recheada de humor ácido e belas composições. Foi vencedor do Festival Canta Nordeste com a música Coco da Capsulana, que por ventura foi tocado pela cantora Elba Ramalho.

Infelizmente faleceu no Hospital Cirurgia, em Aracaju no ano de 2006.

Chico Queiroga e Antônio Rogério

compositores sergipanos
(Foto:A8se/Reprodução)

“Nossa cidade, cenário da ponte
Entre o houvera e o haverá
Tem gente que é terra
Tem gente do mangue
Todo dia nas ruas de Ará

Ará Cajueiro Aracajuá
Dança guerreiro
Ruas de Ará ”

Responsáveis pela canção “Ruas de Ará”, ” Meu Papagaio”, “Aracaju Menina” e “Cheiro da Terra”, a dupla com certeza é uma das principais fontes de inspirações para os artistas sergipanos, com sua eterna paixão pela nossa querida Aracaju.

Não tem como não se emocionar quando toca na rádio qualquer uma destas músicas que respiram o mesmo ar da nossa terra.

Daniel Torres (Plástico Lunar)

compositores sergipanos
(Foto:Infonet/Reprodução)

“Nada a sua volta
Sendo o tempo que irá te levar
Sem saber aonde quer chegar
Ande e não espere as gargantas do deserto
Que tentam te engolir”

Falando um pouco do bom e velho “Rock’n’Roll”, a banda Plástico Lunar possui mais de 20 anos de carreira e o fundador e principal compositor, Daniel Torres, é responsável por letras reflexivas, emocionalmente dançantes e psicodélicas. Suas composições são reconhecidas e tocadas por todo o Brasil, sendo uma das principais bandas sergipanas ativas no Rock psicodélico Brasileiro.

Lula Ribeiro

compositores sergipanos

“Terça-feira, quarta-feira
E ela não vem
Carnaval passou
E eu passei também
Fantasia do amor”

O grande compositor sergipano é famoso por suas canções de amor e seu violão peculiar. Entre os seus sucessos estão “Congênito”, ” Faz de conta”, “Mercê de você” e Rua da amargura (com participação especial do cantor Chico César).


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

1 COMENTÁRIO

  1. Peço informação sobre o compositor sergipano, JOSÉ ROY, nome artístico. Se nome real era Jose Roitman.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui