A segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo inicia-se nesta segunda-feira (18), e tem como seu principal público alvo pessoas na faixa etária de 20 entre 29 anos que não foram vacinadas durante a infância.

Esta campanha acontecerá em todo o Estado de Sergipe a partir de hoje até o dia 30 de novembro. Sua primeira fase ocorreu no mês de outubro atendendo a população que buscou prevenção contra a doença.

Sândala Teles, gerente de imunização da SES, alerta sobre a importância da vacina. Os casos de sarampo em nossa região ainda persistem, apesar da prevenção, alguns casos ainda são recorrentes.

campanha de vacinação contra sarampo
(Foto:Infonet/Reprodução)

Sobre a doença

Os sintomas do sarampo é caracterizado por febre, erupção avermelhada na pele e problemas respiratórios constantes. A doença é contagiosa e pode ser viralizada se não for tratada adequadamente.

Ela pode ser transmitida através de contato físico. A vacina contra sarampo é de tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba.

Prevenção do Estado

Segundo as informações obtidas pela Gerência de Imunização da Secretaria do Estado de Sergipe e pelo Departamento de Informática do SUS, nosso estado alcançou a meta de vacinação preconizada para a campanha anterior, ocorrida durante o mês de outubro. Dos 75 municípios de Sergipe, 62 deles ficaram acima dos 95% percentual, sendo assim prevenidos da doença.

Para a gerente do departamento de imunização, a prevenção do mês de outubro não interfere em novembro, e é preciso dar continuidade a campanha para que o índice de imunidade da população atinja a meta de 100%.

Em Sergipe ainda existe atualmente 52 casos registrados de sarampo, 44 deles já foram descartados e três ainda confirmados.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju estarão funcionando das 8h às 17h.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail:sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui