Não é de hoje que o município sergipano de Moita Bonita ganha destaque por ser a principal fonte de hortaliças do nosso Estado com sua grande produção e colheita de alimentos que são trazidos para a mesa de milhares de casas não só daqui, como de todo o Brasil.

Os alimentos colhidos em Moita Bonita são distribuídos para todo o país de forma comercial e industrial, ajudando muitas famílias de agricultores, trazendo benefícios e transformando esta atividade na principal fonte de renda de seus moradores.

Como a batata doce mudou a vida dos moradores de Moita Bonita?

batata doce moita bonita
(Foto:Globo/Reprodução)

A batata doce hoje é o principal produto cultivado por esses agricultores, onde são comercializados tanto para as feiras livres da nossa cidade, como também para os super e mini mercados em geral.

Ao todo são colhidos em média cerca de mil toneladas de batata doce semanalmente. Em média hoje, 25% dos impostos arrecadados em Moita Bonita vem do cultivo de batata doce.

Com isso, foi fundado a primeira cooperativa de produtores da batata doce em Moita Bonita, onde ao todo 77 produtores se beneficiam desta colheita.

A cooperativa iniciou-se no ano de 2007 e foi criada inicialmente pensando em viabilizar caminhos de comercializar o produto do agricultor diretamente com o consumidor. Ao longo dos anos, fomos incorporando mais necessidades dos agricultores e hoje tentamos fazer com que possamos dar condições para que o agricultor se mantenha no campo e assim garantir que não haja o êxodo rural
comenta Joelito, presidente da Cooperafes em entrevista para o Portal 93 notícias

batata doce moita bonita
(Foto:MercadoLivre/Reprodução)

Da batata doce, surgiu a sua farinha, um produto muito procurado pelo fato de ser fonte riquíssima de proteína e apresentar diversos benefícios a saúde, além de ser um produto 100% natural, sem nenhum tipo de aditivo químico, muito famoso entre os praticantes de atividades físicas, musculação, Crossfit e atletas esportivos.

Fonte: Estação Agrícola (Globo Sergipe)


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Aracaju e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail:[email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui