Durante esta quarentenda diante a pandemia do COVID-19, professores do Instituto Federal de Sergipe (IFS), estão realizando estudos onde conseguiram desenvolver um equipamento de alta tecnologia capaz de esterilizar pisos utilizando uma lâmpada especial de radiação UV tipo C onde é capaz de exterminar todo tipo de germes, protozoários, baterias e vírus presentes no chão.
Estudos demonstraram o resultado positivo dessa radiação para exterminar este tipo de ameaças em ambientes com segurança, desde que atenda a algumas especificidades.Todos os equipamentos produzidos pelos professores serão doados para hospitais públicos, instituições de caridade e organizações sem fins lucrativos.
O criador do projeto é o professor de física do IFS – Campus Aracaju, Adeilson Pessoa de Melo explica que se baseou em um outro projeto do Instituto de Física de São Carlos da USP que também utilizaram a máquina para esterilizar a Santa Casa de Misericórdia.
As lâmpadas possuem uma vida útil de 8 mil horas e podem ser ligadas pela tomada. Segundo o professor Adeilson, o custo total estimado para a produção de cada robô anti germes é de R$50,00, incluindo todos os recursos como: fiação, cabos, lâmpada e instalação elétrica.
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]