Você já conhece a Pitaia? Uma exótica fruta que é a nova sensação entre os brasileiros, e agora é a mais nova febre em nosso estado sergipano. Com uma beleza única e um sabor inconfundível, a Pitaia tem sido promissora para o mercado agrícola sergipano por ser rica em vitaminas e muito nutritiva para os que buscam um estilo de vida mais saudável.

agrícola sergipano
(Foto:Estação Agrícola Globo/Reprodução)

A fruta de origem norte americana, também conhecida como “fruta do dragão” por ter um aspecto exótico possui diversos benefícios para saúde entre eles: rico em vitamina C, ajuda a diminuir os níveis de colesterol, ajuda na estabilidade do funcionamento do intestino, reduz o açúcar com sangue, além de ser uma fruta emagrecedora.

Cultivo de Pitaya em Lagarto-SE

Segundo o IBGE, o cultivo da pitaya já está presente em alguns municípios do estado de Sergipe em pequena escala. Uma dessas plantações presentes é a do agricultor lagartense Roberto Libório. Hoje Roberto possui mais de 1.600 pés de pitaia plantados em uma área de mil hectares.

Atualmente o produtor já vende polpa de frutas diversas e busca ampliar a sua variedade com a comercialização da Pitaia, pelo fato de ter se popularizado bastante ao redor do país.

agrícola sergipano
(Foto:Estação Agrícola Globo/Reprodução)

“Primeiramente eu conheci a fruta em si ao viajar para São Paulo e ter acesso a ela no Mercadão. Após isso, eu ganhei uma pequena muda da Pitaia e plantei a muda e fui multiplicando”

Roberto Libório em entrevista para o Estação Agrícola Globo

A primeira safra de pitaia do Sr. Roberto deu frutos após um ano e meio de cuidados e testes no plantio. Esta primeira produção rendeu 1.600kg. E a expectativa para as próximas safras é de conseguir de 15 a 16 toneladas da fruta.

O produtor pretende ampliar a sua produção de acordo com a aceitação do comércio com a fruta e sua precificação, buscando expandir a popularidade da fruta e também da sua polpa.

Fonte: Estação Agrícola (Tv Sergipe)


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui