Domingo (8) é o último dia de prazo para quem pretende pedir isenção do pagamento de taxa do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição, disponível na página www.vunesp.com.br.

Vestibulandos cadastrados no CadÚNICO (renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos) devem preencher o Número de Identificação Social (NIS) no requerimento de isenção.

Já aos candidatos que concluíram ou concluirão este ano o ensino médio com todo o currículo cumprido em escola pública, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou com bolsa de estudo integral (se o curso for de instituição particular) precisam ainda ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, além de residir no estado de São Paulo ou estar vinculado a uma instituição de ensino localizada em território paulista.

O resultado da solicitação de isenção será divulgado em 24 de setembro, no site da Vunesp. Os pedidos deferidos já significarão a efetivação da inscrição do solicitante.

Taxa reduzida

Também no domingo abre o período para solicitação de redução de 50% do valor da taxa de R$ 170. Essa condição especial destina-se a candidatos matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular e que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados. O prazo é semelhante ao do pedido de isenção. O resultado dos pedidos de redução também será divulgado em 24 de setembro.

Inscrição para o vestibular abre segunda

O período de inscrições para a Unesp será de 9 de setembro a 7 de outubro. A Universidade e a Vunesp, responsável pela realização do vestibular, oferecem redução de 75% do valor da taxa para alunos de último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista, atualmente um total de 400 mil alunos da Secretaria da Educação/SP e do Centro Paula Souza.

A Unesp destina pelo menos 50% das vagas por curso (total de 3.878 vagas entre as 7.725 do Vestibular) ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. A porcentagem de ingressantes oriundos de escolas públicas no Vestibular Unesp 2019 foi de 54,6%.

O exame da primeira fase acontecerá no dia 15 de novembro. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 15 e 16 de dezembro, um domingo e uma segunda. No ano passado, as provas foram aplicadas para 98.435 candidatos em 35 cidades, sendo 31 destas no Estado de São Paulo.O resultado final será divulgado em 3 de fevereiro de 2020.

O vestibular Unesp 2020 será o maior da história da Unesp, com 7.725 vagas em 24 cidades. Em Botucatu, a universidade oferece cursos nos campus de Rubião Júnior e Lageado.

Mais informações:

Informações sobre todos os cursos: www.unesp.br/guiadeprofissoes

Disque Vunesp – (11) 3874-6300 (de segunda a sábado, das 8 às 18 horas)

Sites – www.unesp.br/vestibular e www.vunesp.com.br


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Botucatu e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui