O projeto Sustentabilidade Pura vem de encontro às discussões sobre o descarte adequado de materiais recicláveis, mostrando que existe uma forma de reutilizá-los.

Em Marília, pneus, canos de PVC, garrafas PET, madeiras, latas de ferro e outros materiais já podem ser vistos embelezando espaços públicos da cidade.

O trabalho de paisagismo envolveu a construção de comedouros e ninhos para pássaros, bebedouros para beija-flor, hortas horizontais e verticais, bancos, floreiras e brinquedos.

Av. Benedito Alves Delfino está ainda mais bela com a Sustentabilidade Pura. (Foto: Prefeitura de Marília)

A iniciativa foi da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O secretário Ricardo Cavichioli Scaglion conta que a ideia é expandir o projeto para toda a cidade.

A ideia é atingir todas as áreas verdes do município. Nós somos corresponsáveis pelo destino de todos os materiais que utilizamos. Se dermos o destino adequado, daremos exemplo aos nossos filhos e às futuras gerações, além de evitarmos danos ao meio ambiente.

A gente quer conscientizar a população da necessidade da reutilização do material, o que tornará um benefício para os próprios moradores, dando uma nova roupagem às áreas verdes da cidade, embelezando canteiros centrais, rotatórias e praças

Destino inadequado

O descarte inadequado desses materiais causam sérios problemas sociais e ambientais. Devido ao seu elevado tempo de deterioração, causam poluição nos solos e contaminação de áreas.

Jogados em terrenos baldios, acumulam água da chuva no seu interior. Servindo de local onde os mosquitos transmissores de doenças, como a dengue e a febre amarela, colocam seus ovos.

Além disso, quando estão expostos à luz solar e às chuvas, começam a se desfazer tanto em líquidos como em gases, contaminando ecossistemas inteiros, a água do subsolo e aumentando a poluição do ar.

Descarte Sustentável

Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Para o descarte de materiais recicláveis adequadamente, é necessário que eles estejam limpos e separados dos resíduos orgânicos.

Uma das vantagens de utilizar materiais recicláveis é poder reutilizá-los em seu dia-a-dia.

  • Vidros

Os vidros de alimentos podem servir para armazenar outras coisas e até na decoração de ambientes.

  • Madeira/Pallets

Podem funcionar como uma hack para sua sala de estar, uma mesinha de centro, armários para o quarto, prateleiras e outros objetos no estilo faça você mesmo.

  • Pneus

São ótimos vasos e canteiros improvisados, dá para decorá-los de qualquer cor. Depois só encher de terra, plantar mudas de folhagens e flores dentro e voilá! Um velho pneu se torna um lindo jardim!

Quer ficar por dentro do que rola na sua cidade? Mais matérias sobre Cidadania você encontra na Solutudo 🙂


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui