Esse conteúdo é um oferecimento Univem e Colégio Bezerra de Menezes, instituições referência em educação e que apoiam as boas notícias em Marília.

No ano de 2017, Marília foi eleita a 4ª melhor cidade entre os 645 municípios do Estado de São Paulo. Além disso, é a 8ª melhor entre as 5.500 cidades do Brasil para envelhecer. O estudo foi realizado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon que criou o IDL (Índice de Desenvolvimento para Longevidade), junto com a FGV.

Envelhecer com saúde, quem não quer? O ideal é irmos ao médico, então se faz necessário uma assistência de saúde por perto. Não é mesmo?

A cidade que viu nascer duas das maiores empresas do país (a companhia aérea TAM e o banco Bradesco); está entre as 10 melhores cidades pesquisadas, no quesito cuidados de saúde. Em destaque, a capacidade da rede de saúde do município em prestar atendimentos de emergência. 

1) Saúde:

A rede municipal de saúde é exemplar e serve de modelo para toda a região do interior paulista. Além de cinco hospitais, a cidade conta com laboratórios, mais de 40 postos de saúde e ainda oferece serviços diferenciados; além disso, conta com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília (Caoim).

2) Educação:

Polo regional de ensino superior, Marília destaca-se na área de medicina, com a Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e o Centro Universitário Eurípedes de Marília (Univem). No entanto, o ensino técnico e tecnológico do município também tem grande destaque, com a Fatec. Assim, a cidade atrai milhares de estudantes de diversas partes do país, dispostos a morar e investir na região.

3) Polo Econômico:

Acima de tudo, fazendo jus a seu título de capital nacional do alimento; a cidade produz anualmente 384 mil toneladas de alimentos e tem faturamento de R$ 900 milhões. Portanto, são mais de 1.100 empresas no setor alimentício, metalúrgico, têxtil e outros; com destaque para companhias de grande porte, como Nestlé, Marilan e Spaipa (Coca-Cola), que geram mais de 20 mil empregos por ano.

4) Curiosidades históricas:

Você sabia que o primeiro caixa eletrônico do Brasil foi instalado em Marília? O Bradesco, segundo maior banco do país, foi ali fundado em 1943 com o nome de Banco Brasileiro de Descontos. E, se instalou no município a novidade até então.

No entanto, não é só nisso que a cidade é pioneira. A Estação Rodoviária de Marília, inaugurada em 1938, também foi a primeira do Brasil! Ela ficava na confluência da Rua Espírito Santo (hoje Rua Armando Salles de Oliveira) e a Avenida Mauá (atual Avenida Tancredo Neves).

5) Atrações:

O turismo ecológico é muito presente. A cidade tem um horto florestal com 554 hectares e um bosque municipal, mas não é só isso. Os habitantes podem aproveitar o Parque Aquático Municipal (PAM), as pistas de aeromodelismo. Além disso, Marília possui 4 estádios e 2 ginásios.

E por falar em estádio, que tal ir a um jogo do Marília Atlético Clube (MAC)? Ele foi fundado em 1947 e representa a cidade em campeonatos estaduais e federais.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br


Esse conteúdo é um oferecimento Univem e Colégio Bezerra de Menezes, instituições referência em educação e que apoiam as boas notícias em Marília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui