Se você mora em Tatuí com certeza já ouviu falar sobre o antigo Casarão dos Guedes, e talvez, até conheça algumas histórias sobre ele. Agora, se você não é de Tatuí, ou não conhece o local, eis a sua chance de conhecer.

Casarão dos Guedes fica na Rua Nhônhô da Botica, próximo ao centro da cidade.

A história do Casarão

O casarão pertencia a Família Guedes. Amigos de Dom Pedro II, Martinho e Manoel Guedes eram donos da  fábrica de tecelagem São Martinho. A fábrica fica em frente ao Casarão, e foi fundada em 1881, tornando Tatuí a maior produtora têxtil do país, chamada na época de “Ouro Branco”.

Martinho Guedes Pinto de Mello foi um português que saiu de Portugal em meio a crise e veio para o Brasil. Ele se instalou no interior de São Paulo, aqui em Tatuí. Com a grande fortuna da família, eles construíram o casarão. Entretanto, conflitos familiares levaram o “Império da Família Guedes” á ruína. Hoje, ambos os locais estão abandonados.

Fábrica São Martinho, fica em frente ao Casarão da família Guedes.

Fatos curiosos

Há quem diga que há um túnel desse casarão que vai até o meio da fábrica, para que os donos da fábrica não precisassem sair na rua para ir ao trabalho. Se é verdade? Ninguém sabe. Mas em uma cidade como Tatuí, basta uma oportunidade em uma roda de conversa para que as histórias sejam contadas.

Uma das entradas para a Fábrica São Martinho.

Lendas Urbanas Tatuianas

Chegamos aonde eu sei que você quer ler. Pega a pipoca e vamos lá.

Dizem que os antigos donos mantinham escravos no porão e que, se você passasse por lá à noite, ouviria o som de correntes se arrastando. Outra lenda contada é que, nesse casarão aconteceram alguns assassinatos, e que ainda há restos mortais (ossos) no porão da casa. Alguns vizinhos do casarão também relatam que nas madrugadas de Tatuí, aparece uma mulher de camisola branca em cima do telhado. Será que é verdade? Eu não quero pagar pra ver (risos).

Enferrujado portão de entrada do Casarão.

Assombrado ou não, o Casarão dos Guedes guarda muita história, juntamente com a Fábrica São Martinho. Embora abandonados, os dois locais são tidos como patrimônio histórico da cidade. Mesmo com a tinta envelhecida e de certa maneira deteriorada, o Casarão impressiona pela sua estrutura conservada, e pela bela e antiga arquitetura.

Gostou desse conteúdo? Você tem alguma história pra contar desses locais? Você conhece algum outro local “mal assombrado” Em Tatuí? Então mande pra gente, ou escreve aí nos comentários!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui