Se você mora em Tatuí, é provável que já tenha visto o Lucas alguma vez. Seja nas praças ou nos sinais, ele está sempre com um sorriso no rosto levando música, arte, paz e alegria para quem passa.

Conheça um pouco da história de Lucas Pessoa. Um grande artista que encanta a cidade de Tatuí!

Foto: acervo pessoal.

Quem é Lucas?

Lucas Pessoa nasceu em Curitiba e sempre teve interesse pela arte. Ele sempre teve uma relação de muito amor com a cidade de Tatuí, pelo fato de ter um tio que é da cidade, ele sempre o visitava em Tatuí. Segunda Lucas, ele foi o “culpado” pela sua dedicação à música.

“Meu tio se chama Nelson Alves e é dono da Musical Tatuí, loja de instrumentos que já está há algum tempo na cidade. E conforme eu, meu irmão e meus primos fomos atingindo certa idade, ele ia nos presenteando com instrumentos musicais, sendo meu presente uma guitarra“, relembra Lucas.

Foto: acervo pessoal.

Quando um instrumento se transformou em outro

Após o passar dois anos, Lucas se apaixonou por outro instrumento, a Flauta Transversal. As visitas que ele fazia junto com o seu tio foram de grande influência para que ele começasse a se dedicar ao novo instrumento.

“Sempre mantendo uma relação de trocas de instrumentos com meu tio, aquilo que era uma guitarra se tornou uma flauta transversal e confesso que o que me influenciou um tanto na escolha deste instrumento foi justamente ver meu tio tocar flauta nas visitas que fazíamos, pois ele quando mais novo estudou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí, e lá aprendeu a tocar esse instrumento“, explica o músico.

Ainda em Curitiba, Lucas iniciou os estudos da Flauta no Conservatório de MPB em Curitiba com a professora Zélia Brandão, pessoa que ele tem grande gratidão.

Foto: acervo pessoal.

O amor pelas ruas

Hoje, Lucas desenvolve um lindo trabalho nas ruas e praças de Tatuí. Embora ele já tivesse feito este trabalho em outras cidades, a intenção dele em Tatuí não era essa e ele mesmo descreveu como uma surpresa.

Aos 22 anos, ele se casou e eles tinham o plano de se mudar para uma cidade do interior de São Paulo, a escolha foi Tatuí! A ideia de Lucas era trabalhar com artes visuais, trabalho impecável que ele também desenvolve.

Segunda ele, a música se tornou um hobby, já que ele não estava trabalhando como músico desde o seu último projeto, o “Caratuva Choro Trio”, trio que ele tinha com um grupo de amigos. Mas a procura pela sobrevivência e para se manter na cidade, o levou para as ruas. Agora, ele alegra o dia de quem passa quando ele está tocando belas músicas que, às vezes, são criadas na hora.

Foi sempre muito afetuosa e generoso a recepção das pessoas desta cidade com a música que fazia na praça e a que hoje faço mais nos semáforos. Fui recebido de braços abertos, sempre tendo muitas boas experiências, o que faz meus dias de trabalho um vasto campo de possibilidades do que poderá acontecer. É muito gratificante o retorno das pessoas, quando falam que minha música alegra o ambiente e que se sentem bem. Assim agradeço a todos pela generosidade e gentileza!“, conta o músico.

Foto: acervo pessoal.

As incríveis artes visuais

Mesmo que ele não soubesse muito sobre pinturas, Lucas se dedicou. Antes de morar em Tatuí ele se aprofundou em paisagens paranaenses e sempre saía pela tarde para pintar no campo.

“Em Tatuí, as paisagens e naturezas, que variam do Cerrado para a Mata Atlântica, me instigaram e se tornaram bons desafios para me aventurar com a pintura“, revela o artista.

Ele leva as suas pinturas para a Feira Livre de Tatuí, em todos os domingos na rua do Mercado Municipal de Tatuí.

Veja alguns de seus trabalhos:

Foto: acervo pessoal.
Foto: acervo pessoal.

Quer conhecer mais sobre o Lucas ou parabenizá-lo pelo seu trabalho? Siga-o nas redes sociais!

Instagram Lucas Pessoa


Você já viu Lucas em algum lugar? Já ouviu sua música? Gostou de conhecer esta história? Deixe nos comentários! Ah! E quando encontrar o Lucas diga para ele que conheceu a sua história na Solutudo!



Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Tatuí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Siga nossas redes sociais!

FacebookSolutudo Tatuí Instagram@solutudo.tatui

Fale com o autor!

SolutudoDeBom! Obrigado por ler, e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! 💜

4.9/5 - (47 votes)

2 COMENTÁRIOS

  1. Ahhh sempre vejo ele .e realmente a música dele me toca e o ajudo sempre ..com um valor que consigo com muito prazer .. muito talentoso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui