Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Lençóis Paulista.

Você provavelmente já ouviu a expressão “aquele carro tem X cavalos de potência”, mas sabe onde surgiu essa expressão que muitas vezes usamos sem perceber?

Para isso, temos que voltar um pouco no tempo e contar uma história, afinal, em meados do Século XVIII, vários donos de cavalos, os usavam para transportar o carvão retirado de suas minas para a superfície.

Com o desenvolvimento das máquinas a vapor durante a Revolução Industrial, os donos de cavalos substituíram a força de seus equinos por uma força mais bruta.

O escocês James Watt, teve a brilhante ideia de comparar a força dos motores das máquinas com a força dos cavalos que, ao final daquele século começou a trabalhar no desenvolvimento dos motores. Ele calculou que 1 cavalo conseguia subir 100kg de carvão até uma certa altura a cada minuto. Ao final de seu cálculo, aumentou a carga em 50%, sendo assim, 1 cavalo tem a capacidade de levar 150kg de carvão a 30 metros de altura em 1 minuto.

A unidade quantitativa na época era “um cavalo de potência”. A partir desse momento, foi instituída a sigla HP (Horse-Power ou “Potência de Cavalo) em quase todo o mundo. Resumindo: cv ou cavalo-vapor, é usado para medir a potência de um carro.

A seguir, separamos um “TOP 3” dos carros mais velozes e potentes do mundo! Confira:

3° Koenigsegg One:1

Por 2 anos foi o carro mais veloz do mundo, 1.360 cavalos de potência para 1.260kg (1 cavalo por kg), o modelo sueco atingiu 440km/h. Em dezembro de 2019, havia um modelo do carro a venda por 6,4 milhões de euros.

2° Hennessey Venom GT:

O norte-americano conta com um motor V8, biturbo 7.0, 1.451 cavalos de potência e atingiu impressionantes 435km/h. Em 2014, seu preço era de 1,2 milhão de dólares.

1° Bugatti Chiron:

Com um motor 8.0, conta com 16 cilindros dispostos em W e 4 turbos. Some tudo isso e chegará a um resultado de 1.578 cavalos de potência e 490 km/h na pista de testes do Grupo Volkswagen em Ehra-Lassien, na Alemanha. Em 2019 seu preço era de 3,5 milhões de euros.

Algumas super máquinas estão aqui, pertinho de você! Confira os carro mais potentes disponíveis na Proeste Lençóis Paulista:

Camaro Conversível

Essa máquina conta com 461cv.

Camaro Cupê

Essa outra versão conta com 461cv.

Equinox

É o carro que chega mais perto dos modelos esportivos, com 262 cv.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Lençóis Paulista.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui