Este conteúdo é um oferecimento Univem, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Lucianópolis.

A criação do povoado de São Pedro das Antas

O povoado surgiu quando Manoel Moreira da Silva, fez a doação da terra para São Pedro, em 10 de fevereiro de 1862. Tendo a Igreja Diocesana de Botucatu a posse, posteriormente, a administração ficou a cargo de Otávio Otaviane.

Localização do povoado de São Pedro das Antas

Conforme cópia de escritura pública lavrada no cartório do extinto Distrito de São Domingos, cujo arquivo encontra-se no Cartório de Santa Bárbara, as terras doadas compreendem toda a faixa de terra cercada pelo Ribeirão das Antas, Água do Rosa, subindo pelo afluente dessa água até o espigão contra vertente do Ribeirão das Antas, descendo até ele.

Ribeirão das Antas. Foto: Revista de Sábado/Globo

Os primeiros habitantes

Após os indígenas, de acordo com registros históricos, os primeiro habitantes foram o coronel Virgílio Alves de Oliveira e sua esposa Dona Maria Faustina Alves. Havendo também, registros históricos da família Ribeiro de Oliveira.

A criação do Distrito de Gralha

Em 24 de setembro de 1924 1924, foi criado o Distrito de Paz de Gralha, pertencendo ao município de Piratininga, comarca de Agudos. As comemorações de instalação do distrito foram grandes e aconteceram em janeiro de 1925.
Em 11 de dezembro de 1926, o Distrito de Gralha passou a pertencer ao recém criado município de Duartina.

Criação do município de Lucianópolis

Nosso município veio a ser criado em 30 de dezembro de 1953, em uma clara homenagem ao deputado estadual que lutou pela emancipação do lugar, Luciano Nogueira Filho. Em 1955, houve a instalação legal e formal do município pelo juiz de direito Victor Tieghi.

Deputado Luciano Nogueira Filho

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Este conteúdo é um oferecimento Univem, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Lucianópolis.

Fonte: Prefeitura Municipal de Lucianópolis

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui