Promover, Desenvolver e Fortalecer a Atividade Econômica

82 anos de associativismo para o engrandecimento da nossa cidade.

Ata da Fundação

Essa é a missão

Sem deixar de lado a responsabilidade social, o profissionalismo, a eficiência e dinamismo. A prática associativa de pessoas (na sua maioria voluntária) tem como objetivo de satisfazer as necessidades coletivas e alcançar os objetivos comuns, um cooperando com o outro, de forma que as cada um contribua com o seu melhor.

À exatos 82 anos

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Leopoldina a ACIL, junta esforços para buscar e reivindicar melhorias para cidade; defender os interesses dos associados; melhorar a qualidade de vida e participar no desenvolvimento da região.

Reunião da na década de 70

Conheça alguns marcos dessa historia:

  • 18 de Agosto de 1938 – Fundada a ACL – Associação Comercial de Leopoldina.
  • 1943 – Filiação à antiga Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais, hoje FEDERAMINAS.
  • 1971 – Instalação do Serviço de Proteção ao Crédito (22.851 consultas realizadas – out./2018 a set./2019)
  • 1974 – Primeiros cursos profissionalizantes de Leopoldina, a partir de convênios com SENAC e Prefeitura Municipal de Leopoldina
  • 1993 – Convênio com UNIMED-LEOPOLDINA.
  • 1995 – Convênio com FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais para administração pela ACIL do CAT – Centro de Atividades do Trabalhador Jair de Oliveira – SESI-Leopoldina.
  • 1997 – Realização de diagnóstico de Leopoldina, em parceria com o SEBRAE-MG, Prefeitura Municipal e Grupo de Empresários – mostrando a agroindústria, o agroturismo e o turismo como fortes tendências no desenvolvimento e geração de renda para o município.
  • 1998 – Convênio com SEBRAE-MG e Agência de Desenvolvimento de Leopoldina – ADEL que possibilitou através do Programa Brasil Empreendedor o treinamento e qualificação de mais de 1.500 pessoas em 71 cursos diferenciados.
  • 2001 – Convênio com JUNTA COMERCIAL ESTADO MINAS GERAIS, instalando em Leopoldina o primeiro Posto “On Line” da JUCEMG em toda micro região da Mata Leste.
  • 2003 – Convênio com CIEE – Centro de Integração Empresa Escola (256 novos estagiários/termos de compromissos de estágio    firmados e 22 novas empresas conveniadas – nov./2018 a set./2019).
  • 2003 e 2007 – Reforma nas instalações físicas da ACIL buscando oferecer maior conforto e segurança a seus associados e usuários.

Nos anos atuais

Formatura do curso de datilografia anos 80
Curso de panificação anos 90

Além de promover campanhas para a valorização do Comércio local como o “Sabadão”, “Premiacil”, “LiquidaLeo”,  “Outleo” decoração e Promoções para o natal ainda organiza palestras, treinamentos e consultorias em parceria como SEBRAE. Periodicamente promove encontros (mesmo que de forma virtual nos últimos meses) para o debate de ideias para sempre melhorar nossa querida Leopoldina. E também apoia iniciativas sociais, culturais e filantrópicas.

Nos últimos meses tem sido atuante no comitê de enfrentamento a covid-19 do nosso município, com proposições de medidas que ajudem seus associados e sobretudo preservem vidas.

Então se você também ama nossa cidade, venha caminhar junto com a ACIL, seja Leopoldina, seja ACIL!


Conhece alguma historia da cidade de que você gostaria de ver aqui entre em contato com a gente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui