Esse conteúdo é um oferecimento da Univem Botucatu, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Botucatu.

Durante a pandemia da coronavírus, serviços de atividade física, como academias, campos de futebol e clubes, por exemplo, se encontravam fechados e com suas atividades suspensas.

Por conta desse e de outros problemas, vimos que outro problema se iniciou, o sedentarismo. Como sabemos, este é um dos problemas negativos que assola grande porcentagem da população brasileira.

Na última terça-feira (01), foi comemorado o dia do Educador Físico. Neste dia mais que especial para diversos profissionais da área, batemos um papo, com um profissional excepcional: Jonas Gomes. Professor de Educação Física e proprietário de uma escolinha de futsal em Botucatu. Confira, pois além de responder algumas dúvidas, ele deu algumas dicas também.

Você pode entrar em contato com a escolinha de futsal do Professor, clicando aqui.

Mas, o que é esse tal sedentarismo?

O sedentarismo é a falta ou ausência de atividade física, resultando assim, um gasto calórico reduzido. É considerado um problema de saúde pública, pois possui alta incidência dentro de uma população.

Na população brasileira, acredita-se que 46% de sua população seja sedentária. E dentro disso, 14% das mortes, seja causada pelo sedentarismo.

O sedentarismo e a obesidade são problemas que andam juntos. A obesidade é o acúmulo de gordura corporal em excesso, localizada em várias partes do corpo.

Dúvidas em relação as atividades físicas

No período atual em que vivemos, com a pandemia do coronavírus, como a pessoa pode se exercitar? E o correto é com ou sem máscara?

“A atividade física é essencial, principalmente no atual momento que estamos vivendo. Pois melhora e, muito a imunidade, mantém nossa forma física, e na minha opinião, o benefício que se faz mais importante hoje, é a parte psicológica, pois a maioria da população se encontra em casa sem ter o que fazer e ocupar a cabeça, ficando mais sujeitos a doenças como depressão e etc”.

Então quer dizer que a atividade física pode ser usada contra problemas psicológicos, como a depressão também?

Sim. O exercício físico libera várias substâncias como a endorfina, causando a sensação de bem estar, aumentando nossa motivação e alegria. Mais alguns cuidados nessa atual situação ao qual o mundo enfrenta são necessárias, o principal é procurar um profissional capacitado para evitar lesões durante o exercício e te indicar o exercício correto para o seu corpo e potencializar seus objetivos”.

Dicas para sair do sedentarismo

O fundamental para sair do sedentarismo, é a realização de atividades físicas. Que podem começar leves e aumentar gradativamente com o passar do tempo.

Jonas dá algumas boas dicas para se exercitar na própria casa e economizar ao mesmo tempo.

  • Procure um profissional;
  • Procure um espaço arejado;
  • Adapte o que você tem em sua casa (garrafa pet, cadeira);
  • Faça com um companheiro, se possível;
  • Nunca desista, pois é difícil começar, mas se manter é um prazer.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento da Univem Botucatu, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Botucatu.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui