Este conteúdo é um oferecimento UNIVEM, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.

Guaracy Marques Pinto, popularmente conhecido como Pé de veludo, nasceu no ano de 1943, foi e é, até hoje, um dos criminosos mais conhecidos da cidade, curiosamente tido para muitos como santo. Esse personagem icônico na história mariliense, ficou conhecido por crimes ousados, bilhetes para as vítimas e distribuição de parte do que furtava.

Guaracy “Pé de veludo” (à esquerda) e Robin Hood (à direita)

Pé de veludo invadia as casas enquanto os moradores ainda estavam dormindo. Além do furto, ainda comia, usava o banheiro, analisava as casas e deixava bilhetes em que elogiava a comida e até a decoração.

Sua fama de Robin Hood, se deve ao fato de que ele se dedicava às famílias pobres de Marília, que rendeu a ele a fama de santo. Comprava comida para famílias pobres e doces para crianças do bairro.

Lembrado como o herói mítico Robin Hood, da obra escrita por Howard Pyle em 1883, o anti-herói mariliense, Pé de Veludo, ainda é uma figura polêmica para quem conhece sua história.

Robin Hood, obra de Howard Pyle (1883)

Guaracy “Pé de Veludo” Marques, foi morto aos 21 anos em um tiroteio com a polícia local, após recusar-se a sair de sua casa. A história conta que o tiroteio durou cerca de 3 horas. Entretanto o que matou Pé de Veludo foi um gás atirado pela polícia. Dois de seus irmãos também foram mortos alguns dias depois.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! Se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


Este conteúdo é um oferecimento UNIVEM, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.

4.1/5 - (45 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui