Em todo o Centro-Oeste Paulista, são poucos os que nunca ouviram falar do grupo Proeste. A rede, que atualmente conta com 19 concessionárias espalhadas por 14 cidades da região, é referência para muitos no setor automotivo.

Mas, o que muita gente não sabe, é que há uma longa estrada de trabalho, superação e persistência por trás da marca.

José Antônio Foganholi, conhecido como Pardal, nasceu em 1958, em Lençóis Paulista. De família muito simples, Pardal frequentou a escola até os 9 anos de idade.

“Os tempos eram outros! A gente veio de uma família muito humilde. Aos 9 anos eu já me via um o homem crescido, me obriguei a sair da escola e me virar”

Ainda menino, Pardal já demonstrava um instinto empreendedor: plantava e vendia hortaliças, sorvete e sucata. Além disso, ajudava seu pai com a venda de vassouras fabricadas em casa.

O surgimento do apelido

Disposto e com muita energia, o pequeno José Antônio tinha uma missão: Espantar os pássaros que tentavam destruir as plantações que tinham em casa. A atitude inspirou aos mais próximos o chamarem de Pardal, o que não o agradava… mas sabem como é, né?

“Eu não gostava! Ficava bravo quando me chamavam assim. E foi aí que o apelido pegou”

As dificuldades no caminho

Com o passar dos anos, trabalhou como office boy e chegou a empreender no ramo de transportes, não obteve sucesso e perdeu tudo.

Desempregado, inadimplente e com 3 filhos para criar, Pardal chegou ao momento que seria uma virada de chave na sua vida.

“Um belo dia eu cheguei em casa e minha esposa me disse: O que tem pra comer tá na mesa, e pra janta não tem o que fazer.

A grande virada

Nesse dia, Pardal decidiu vender seu Corcel. Com o valor da venda, foi até o mercado, fez uma compra grande pra sua casa porém, enquanto deixava o estabelecimento, foi abordado por um senhor que, coincidentemente, queria lhe vender um outro Corcel, e o valor pedido era, exatamente, o que havia sobrado da venda do automóvel anterior.

Pardal retornou à sua casa com a dispensa de alimentos cheia e o carro. Logo em seguida, vendeu o Corcel e comprou uma Brasília. Nesse momento, viu grande oportunidade na compra e venda de carros e passou a viver disso.

Atualmente, Pardal é casado com Paula Garcia Foganholi, tem 4 filhos e 9 netos. Além das 19 concessionárias, o empresário também tem investimentos no ramo imobiliário e preza o atendimento de excelência em qualquer que seja o ramo.

” Exijo que o cliente seja muito bem atendido pois eles são o motivo de existirmos. São nossa maior riqueza”

A Solutudo convida você a conhecer um pouco mais da história desse empresário na próxima quarta, dia 12 de agosto, na nossa Live do Herói, que será transmitida ao vivo pelo Facebook da Solutudo Lençóis Paulista e Solutudo Botucatu.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br


Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui